Logotipo

Festa em louvor a Santo Antônio inicia no sábado

31 de maio de 2019

Trezenas e bolo com as medalhinhas fortalecem a tradição católica

Compartilhe

A comunidade de Santo Antônio, em Paranaguá, inicia no sábado, 1.º, a programação em louvor à Festa do Padroeiro. Até o dia 13, serão realizadas missas, às 19h30, na igreja localizada na Vila Gregório, são as tradicionais trezenas de Santo Antônio.

De sexta-feira a domingo, a comunidade realiza quermesse após a missa e no domingo, 2, a partir do meio-dia, será servido almoço (costela fogo de chão). O show de prêmios (bingo) acontece no domingo, 9, a partir das 14h. 

O ponto alto da programação acontece no dia de Santo Antônio, 13 de junho, com várias atividades religiosas e culturais. Neste ano, a programação inicia às 9h, com o tradicional bolo de Santo Antônio, do qual serão vendidas fatias no salão paroquial. O bolo terá mais de 6 metros e contendo em seu recheio as tão esperadas medalhinhas de Santo Antônio. Diz a tradição que quem encontra a imagem do santo no bolo será abençoado.

O padre Emerson Zella, responsável pela paróquia, ressalta que o bolo representa a partilha e a solidariedade, pois a partir da colaboração é possível manter as obras da paróquia. “Quem colabora comprando o bolo ajuda a fazer o bem. O importante é lembrar o exemplo de caridade deixado por Santo Antônio”, destaca o padre, convidando a comunidade para a programação.

Ainda no dia 13 de junho, acontece a procissão luminosa pelas ruas do bairro, seguida de missa solene. No ano passado, centenas de devotos participaram da procissão, fortalecendo a fé e a tradição católica.

ORIGEM

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. 

Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações. 

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho de 1231.

Colunistas