Logotipo

Festa em louvor a Nossa Senhora das Mercês acontece na Ilha da Cotinga

10 de setembro de 2019

Padre Binu celebra missa no dia 22 de setembro a partir das 10h, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na Ilha da Cotinga (Foto: Pascom/Paróquia Nossa Senhora de Navegantes)

Compartilhe

Evento, organizado pela Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, chega a sua 5.ª edição

No dia 22 de setembro, acontece na Ilha da Cotinga a 5.ª Festa em louvor a Nossa Senhora das Mercês, evento organizado pela Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, da Ilha dos Valadares. Padre Binu Joseph, pároco da Igreja, é um dos organizadores da festividade que vai celebrar a missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a primeira de Paranaguá e do Paraná, erguida em 1677 pelos primeiros habitantes da antiga província que seria do Paraná. 

Sérgio do Nascimento Jorge e Luiz Carlos Aguiar Júnior, coordenadores paroquiais, afirmam que a festividade será iniciada no alto do morro da Ilha da Cotinga, onde fica localizada a Igreja, às 10h, quando será celebrada uma missa. “Em parceria com a empresa Barcopar, teremos saída de barcos a partir das 8h no trapiche da Ilha do Mel, próximo ao posto de gasolina da Rua da Praia. Após a missa, teremos almoço que será servido no Iate Clube na ilha da Cotinga, com posterior passeio pela aldeia indígena que fica na localidade”, afirma Sérgio. 

“Nossa Senhora das Mercês é um dos nomes dado a Maria, Mãe de Jesus, e o Padre Binu, junto com a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora de Navegantes, vem resgatar a história mantendo a tradição, não perdendo o patrimônio histórico, sendo esta a primeira igreja do Paraná”, explica Sérgio Jorge.

Festividade será iniciada no alto do morro da Ilha da Cotinga, onde fica localizada a Igreja (Foto: Pascom/Paróquia Nossa Senhora de Navegantes)

De acordo com a organização, a saída dos barcos acontecerá na Rua da Praia, no terminal da Ilha do Mel, a partir das 8h, com o preço de R$ 7,00, sendo que crianças abaixo de cinco anos não pagam. A missa acontecerá às 10h e às 11h30 será realizado o almoço na Ilha da Cotinga. “O retorno será a partir das 14h, em barco com saída para Paranaguá. Para quem desejar fazer o passeio na aldeia o último barco para Paranaguá sairá às 17h da Ilha da Cotinga”, complementa o coordenador paroquial. 

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, juntamente com Padre Binu, convida todos a participar desse evento. Os participantes devem ir munidos de documentos e com roupas leves e calçados confortáveis para melhor aproveitar. O valor do almoço será de R$ 15,00”, finaliza Sérgio Jorge. 


Colunistas