Logotipo

Diocese de Paranaguá realiza o maior evento de catequese de sua história

23 de outubro de 2019

Atividade foi organizada pela equipe de animação bíblico-catequética da Diocese

Compartilhe


No domingo, 20, o IV Congresso de Catequese da Diocese de Paranaguá reuniu aproximadamente mil pessoas no centro de eventos Aníbal Cury e na Paróquia São João em Campina Grande do Sul, com o tema “O Espírito é derramado sobre todos aqueles que ouvem a Palavra”.

O evento foi organizado pela equipe de animação bíblico-catequética da Diocese, coordenada pela irmã Maria Grazia Leidi e o padre Anderson Ulatoski, com a participação de fiéis da Paróquia São João e o apoio da Prefeitura de Campina Grande do Sul. Na programação, os catequistas participaram da missa, da palestra com a coordenadora da CNBB Sul II, Débora Puppo, de almoço conjunto e do show com Álvaro e Daniel.

O bispo dom Edmar Peron presidiu a missa de abertura falando sobre a imensa alegria em ver toda a diocese presente (13 municípios e 22 paróquias). Agradeceu o ótimo trabalho da equipe diocesana e afirmou: “A catequese é o início da formação de toda a Igreja, como será o futuro se não formarmos novos e bons pais de família, agentes pastorais, sacerdotes e líderes?”, ressaltou.

Irmã Maria, coordenadora do evento, falou da preparação que aconteceu para o Congresso, feita em todas as paróquias: “Realizamos encontros de oração e agradecimento, com a participação dos representantes regionais. Acreditamos que este foi um dos motivos para a excelente participação neste evento. O IV Congresso de Catequese será um marco na história da Diocese”, comentou a religiosa.

Terezinha Lopes, de Guaraqueçaba, contou como a logística para participar e levar as catequistas foi complexa.

“Nosso setor é formado por ilhas, locais distantes, com acesso por barcos e estradas não pavimentadas. Conseguimos, apesar disso, representantes de Guaraqueçaba, Ilha Rasa, Superagui e Tagaçaba. O esforço valeu a pena, ao retornar e ver a felicidade no rosto das participantes, os objetivos foram atingidos, todos voltaram instigados, entusiasmados e renovados”. Terezinha fez ainda um agradecimento para a equipe e a dom Edmar: “O bispo, com o seu dom da palavra, carinho e amor contagiantes nos cativa a cada encontro”, afirmou a catequista.

A coordenadora da comunidade Sagrado Coração de Paranaguá, Juliene Zanetti, disse que o Congresso foi maravilhoso e confirmou a sua vocação. “Durante o tempo que estivemos reunidos em oração, com alegria e amor, o Espírito Santo estava envolvido, aquecendo nosso coração. É um dia que ficará guardado na vida de todos os que estiveram presentes”, explanou. 

O Congresso geral para toda a Diocese de Paranaguá é realizado a cada 3 anos. Entre um e outro acontecem importantes encontros das pastorais de Catequese/Animação Bíblico Catequética nas regionais, paróquias e comunidades. As paróquias levaram a missão de, já nos próximos dias, preparar um encontro pós-Congresso para definir as ações da Pastoral na linha do que foi compreendido no evento de Campina Grande do Sul.

 

Pascom Diocese de Paranaguá 
Fotos: Pascom Diocese de Paranaguá 


Colunistas