Logotipo

Confira a programação da Semana Santa nas paróquias de Paranaguá

16 de abril de 2019

Missa de Lava-pés, celebração da Paixão de Cristo, Vigília Pascal, Adoração ao Santíssimo e missas do domingo de Páscoa recordam a paixão, morte e ressureição de Jesus

Compartilhe

A paixão, morte e ressureição de Jesus são temas de missas e celebrações durante a Semana Santa. Desde o Domingo de Ramos, celebrado no domingo, 14, as paróquias iniciaram uma programação especial para propor a reflexão aos fiéis sobre esse momento tão importante para a Igreja Católica. Entre as atividades desta semana estão a missa de Lava-Pés, a celebração da Paixão de Cristo, Vigília Pascal, Adoração ao Santíssimo e as missas do domingo de Páscoa, que recorda a ressurreição de Jesus. A Sexta-Feira Santa é o único dia do ano no qual não há missa, de acordo com os preceitos religiosos. Confira a programação:

Na sexta-feira, 19, às 20h, está marcada a encenação da Paixão de Cristo, na Praça da Fé

PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO

Na Paróquia São Cristóvão, no Jardim Iguaçu, haverá missa na quinta-feira, 18, de Lava-Pés e Ceia do Senhor, às 20h, na Matriz. Na sexta-feira, 19, a celebração da Paixão de Cristo, às 15h, na Matriz. No sábado, 20, haverá Vigília Pascal, às 20h, na Matriz. O domingo de Páscoa será celebrado em várias comunidades: na Nossa Senhora das Graças, às 8h; Divino Espírito Santo, às 9h30; Santíssimo Redentor, às 18h; e também na Matriz de São Cristóvão, às 19h30.

SANTUÁRIO ESTADUAL DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, há atividades programadas para toda a semana. Na terça-feira, 16, às 19h, haverá celebração da Misericórdia e Confissões. Na quarta-feira, 17, o Santuário realizará novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 17h; missa e novena, às 19h; e missa dos Santos Óleos na Catedral, às 19h30. Na quinta-feira, 18, a missa da Ceia do Senhor, de Lava-Pés, às 19h. Logo depois, às 20h, haverá Adoração ao Santíssimo, com encerramento às 21h.

Na Sexta-Feira Santa, dia 19, o Santuário realiza Adoração ao Santíssimo, das 9h às 15h. Logo em seguida, a partir das 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor. Às 16h, está programada a Procissão do Senhor Morto e, às 20h, a encenação da Paixão de Cristo, na Praça da Fé.

No sábado, 20, a Missa da Vigília Pascal será às 19h, no Santuário. No domingo de Páscoa, as missas permanecem nos horários habituais, às 9h, às 11h e às 19h.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Na Ilha dos Valadares, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes terá missa de Lava-Pés, na quinta-feira, 18, às 20h. Na sexta-feira, 19, a celebração do Cristo Morto está programada para as 14h. No sábado, 20, a missa do Fogo Santo acontece às 19h30, com batismos. A missa de Páscoa, no domingo, será às 19h30.

CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário realiza na quarta-feira, 17, a Missa da Unidade e dos Santos Óleos, às 19h30, com a presença do bispo dom Edmar Peron, concelebrada por todos os padres da diocese. Na quinta-feira, 18, a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés, às 19h30 e, após a missa, Adoração ao Santíssimo até a meia-noite.

Na Sexta-Feira Santa, 19, também haverá Adoração ao Santíssimo, das 7h30 às 14h30, com celebração da Paixão de Cristo, às 15h, seguida de procissão do Senhor Morto. No sábado, 20, a Vigília Pascal será às 19h30. No domingo de Páscoa, haverá missa na Catedral às 7h, 10h, 18h e 19h30. Na comunidade de Santo Antônio, a missa será às 8h30; e na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Costeira, às 10h.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ

A Paróquia Nossa Senhora da Paz realiza na quinta-feira, às 19h30, a missa da Santa Ceia. Na sexta-feira, haverá a leitura da Paixão de Cristo e adoração a partir das 15h. A missa da Vigília Pascal será no sábado, às 19h30. No domingo, as missas acontecem nas comunidades e também na matriz, sendo às 8h na comunidade Nossa Senhora de Fátima; às 10h, na comunidade Senhor Bom Jesus, às 18h, na comunidade Nossa Senhora Aparecida e; às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Paz.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas terá diversos horários para confissões durante a semana

SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas terá diversos horários para confissões durante a Semana Santa. Na quarta e na quinta-feira, dias 17 e 18, os fiéis poderão se confessar das 10h às 12h e das 15h às 17h; na sexta-feira, 19, das 9h às 12h; no sábado, das 9h às 12h e das 15h às 16h e; no domingo das 15h às 16h.

Já as celebrações acontecem na quinta-feira, às 19h30; na sexta-feira, às 14h, com via-sacra, e às 15h, com celebração da Paixão, Canto de Verônica, Ofício de Trevas e Sermão das Sete Palavras. No sábado, 20, a Vigília acontece às 16h, na Igreja de São Francisco de Chagas, momento em que os fiéis levam velas e água para serem abençoadas. No domingo de Páscoa, está programada uma missa, às 11h, com bênção de alimentos e chocolates e procissão com o Santíssimo. Além de missa também às 16h.

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Na quinta-feira, 18, na matriz de São João Batista, acontece a missa de Lava-Pés, às 20h e, logo após, Vigília de Oração até às 15h de sexta-feira. Na sexta-feira, a Via Sacra terá início às 5h30 e, no período da tarde, às 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor.

No sábado, a programação inclui meditação das sete dores de Nossa Senhora, às 7h e Vigília da Páscoa, às 20h.

No domingo, 21, haverá missa às 8h (com batismo) e às 20h, na matriz de São João Batista e missas nas comunidades: às 9h na São Judas Tadeu, às 10h na Sagrado Coração de Jesus e São João Maria Vianney e, às 18h, no Sagrado Coração de Jesus.

Colunistas