Projeto Obra Transparente será apresentado hoje em Paranaguá
Iniciativa tem parceria da ONU para monitorar construção de creches e escolas

O projeto Obra Transparente é desenvolvido em Paranaguá pelo Observatório Social, em parceria com a ONU. O objetivo do evento é apresentar a atual situação de obras de creches e escolas de Ensino Fundamental, financiadas pelo Governo Federal no município. Toda a população que venha a se interessar pela causa está convidada a participar do evento, a ser realizado na quarta-feira, 28, às 19h, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, localizado na Avenida Coronel José Lobo, 736, na Costeira.
De acordo com o presidente do Observatório Social de Paranaguá, Jefferson André Laurindo, será mostrado como está a situação do município. “São oito projetos catalogados, um em andamento, mas com problemas na finalização, mais sete com problemas de início de execução. Precisamos debater isso com a comunidade, pois falaram que isso acontece porque não tem terreno. São casos de projetos que estão no papel e há dinheiro para executar a obra”, afirmou.
O foco principal do Observatório é ajudar o município a economizar recursos, por meio da análise de licitações, propondo a redução de custo. A partir da análise dessa gestão, já foram economizados R$5 milhões. “Anteriormente, conseguimos economizar em um quadrimestre, R$15 milhões”, evidenciou Laurindo. “Temos um plano para prestação de contas quadrimestrais na prefeitura e agora na Câmara de Vereadores. Temos gráficos com o ranking da produtividade do Legislativo”, completou.
PRÓXIMOS PASSOS
Quem deseja ser voluntário e ajudar nas atividades do Observatório, em Paranaguá, pode comparecer à apresentação para conhecer o projeto e entender mais sobre o funcionamento das ações. “Precisamos de pessoas comprometidas e que sejam apartidárias”, disse Laurindo. De qualquer forma, toda a comunidade pode participar através de um aplicativo de uso nacional, no qual o cidadão comum pode informar sobre os atrasos das obras relacionadas a escolas e creches.
Após a apresentação, será desenvolvido, junto aos novos voluntários, um plano de ação de reuniões com a prefeitura e Secretaria de Educação para traçar um cronograma de avaliação das obras das escolas em questão. “Só finalizamos o acompanhamento com o término das obras”, concluiu o presidente do Observatório.
