conecte-se conosco

Procon Paranaguá realiza cerca de dois mil atendimentos em 8 meses

Dos 132 processos, 66% foram resolvidos favoravelmente ao consumidor

Publicado

em

O Procon de Paranaguá realizou quase dois mil atendimentos de janeiro a agosto. A coordenadora do Procon em Paranaguá, Nadja Castro, explicou que nas estatísticas, as informações repassadas apenas na portaria e que não houve a necessidade de chegar a um atendente no órgão. “Tivemos de janeiro até o final de agosto, 132 processos que são aqueles em que a empresa é notificada e precisa responder formalmente, destes, 66% já foram resolvidos favoravelmente para o consumidor, 22 ainda estão em aberto e 16% não foram resolvidos. Ou seja, é uma boa média para oito meses”, informou.

Com relação a atendimentos, o número é maior. “Com relação aos números de pré-atendimentos, ou seja, aqueles que ligamos para a empresa e não é formalizado documentalmente, mas fica o protocolo firmado na empresa via Procon, foram 1.806 até o final de agosto”, apresentou. “Dos 1.806 pré-atendimentos, 85% já foram resolvidos. Não ocorreu a necessidade de processo. As empresas têm cinco dias úteis para responder à situação apresentada via Procon. Ocorre, devido a alguma situação na empresa de pedir o prolongamento do prazo que é estipulado para mais até dois dias úteis”, explicou.

Conforme Nadja, ocorre de o consumidor não desejar esperar pelo prazo e busca a Justiça para resolver o problema. “Nesses casos, o Procon faz uma declaração para o consumidor que procura a Justiça já com o movimento que realizamos aqui no órgão. Caso a empresa responda, entramos em contato com o solicitante e avisamos. Cabe à pessoa resolver se continuará na Justiça ou não”, comentou.

 

RECLAMAÇÕES

As reclamações que chegam ao Procon são diversas, contudo, algumas têm mais procura que outras. “A maior procura está relacionada a telecomunicações, telefonia e planos de TVs por assinatura. São muitas as reclamações que chegam para nós. Em seguida, são reclamações relacionadas aos bancos, cartões de crédito, consignados, conta corrente, entre outras situações”, citou.

A profissional destacou que para fazer uma reclamação é importante que o consumidor se dirija ao Procon, localizado no Terminal de Transporte Coletivo, no Centro, portando Carteira de Identidade e CPF, além de todos os documentos relacionados à compra, nota fiscal, cupom fiscal, contratos, entre outros.

Continuar lendo
Publicidade






plugins premium WordPress