Logotipo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

03 de setembro de 2019

Compartilhe

Em 24 de outubro de 1945, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU. Com um objetivo inicial de impedir outro conflito como a Segunda Guerra foram traçados como missões da instituição: a segurança e a paz mundial, a promoção os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, a proteção do meio ambiente e a promoção de ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

A ONU é uma organização internacional formada atualmente por 193 países. No ano de 2000 após a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, seus países membros assinaram o documento “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODMs). Neste documento havia oito objetivos internacionais de desenvolvimento para o ano de 2015. Eram eles: Erradicar a pobreza extrema e a fome; Alcançar o ensino primário universal; Promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Estes objetivos foram incluídos nas agendas internacionais, nacionais e locais.

Logo após o trabalho com os ODMs, em setembro de 2015 a ONU e seus países membros assinaram um novo documento prevendo uma nova agenda. Este documento foi chamado de “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. A Agenda 2030 foi construída para tornar-se um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, visando à paz universal. O plano traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos em nosso planeta.

São estes 17 objetivos: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Limpa e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, Trabalho decente e crescimento econômico, Inovação infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Ação contra a mudança global do clima, Vida na água, Vida terrestre, Paz, justiça e instituições eficazes e Parcerias e meios de implementação. Seguimos então na missão de unirmos o planeta em agendas positivas que tragam a melhor vida possível para todos os habitantes de nosso planeta.

Fotos