Logotipo

Pensar Verde

Biólogo - CRBio 66032/07, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professor universitário

Biciclete-se

12 de março de 2019

Um dos primeiros objetos de consumo mais desejados por uma criança provavelmente seja uma bicicleta. Começamos a nossa “ciclo relação” de maneira bastante lúdica e podemos avançar para o entendimento de que aquela estrutura metálica de duas rodas pode ser uma grande alternativa ao trânsito caótico das grandes cidades. Pesquisa realizada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro afirma que utilizar a bicicleta como meio de transporte pode ser até seis vezes mais econômico do que andar de carro e três vezes mais barato que o ônibus. Moral da história: pedalar também faz bem para o bolso!

Um movimento criado pela Bradesco Seguros trouxe alguns dados bastante curiosos sobre as bicicletas. Segundo o Movimento CONVIVA, o Brasil possui 70 milhões de bicicletas. Um dos resultados da pesquisa realizada por este movimento aponta que é necessária a intervenção do Estado na tributação deste importante meio de locomoção. Com a redução de impostos seriam desencadeados uma série de benefícios para a sociedade.

Podemos iniciar pelo benefício ambiental. Quanto mais as pessoas utilizarem a bicicleta para atividades do dia a dia além do lazer, menos veículos emissores de gases tóxicos teremos com consequente melhoria da qualidade do ar nos grandes centros urbanos a ser observada. Melhorando a qualidade do ar temos uma relação direta com uma série de doenças respiratórias provocadas pela inalação de CO2 e outros gases. Chegamos então nos benefícios de saúde.

Sempre muito ligadas aos danos ambientais no território, as questões de saúde relacionadas aos índices de poluição são fontes de estudo para diversos pesquisadores tanto pelas patologias no trato respiratório quanto pelas de origem psiquiátrica. Pedalando, a pessoa tem liberação de endorfina, substância que deixa a pessoa mais relaxada e feliz. Após um dia estressante de trabalho com uma série de metas, relatórios e reuniões, observamos então um grande remédio para tornarmos a nossa vida melhor.

Logo temos uma bela alternativa sustentável: Biciclete-se!

Fotos

Compartilhe