Logotipo

A eleição mais especial da minha vida II

17 de dezembro de 2019

Compartilhe

Embora a minha caminhada partidária nestes primeiros 15 anos de vida política tenha sido bastante intensa, sempre tive na minha família o meu maior refúgio. Os meus avós e pais sempre foram muito rígidos na educação e então me cabe seguir o legado que eles me deixaram. Este legado começou a pesar mais quando em 2010 a Martha (minha companheira desde os tempos de Biologia na UFPR) trouxe ao mundo a Anna Raphaela. Pelos filhos somos capazes de mover o mundo, e pela Anna dou a minha vida. A nossa garota tem um espírito crítico muito avançado e, embora volta e meia eu chame a atenção dela pelo alto grau de contestação do dia a dia, confesso que adoro cada pergunta. A minha Anna Rolim é porreta!

Desde a Educação Infantil ela estudou no Colégio Opet. Um dos projetos voltados ao desenvolvimento dos alunos como cidadãos é a Cidade Mirim. Anualmente ocorre a eleição de Prefeito e Vereadores e quando ela passou a entender um pouco mais sobre o mundo eu perguntava se ela gostaria de ser candidata e o “não” era a resposta. Surpreendentemente neste ano a Anna resolveu candidatar-se a Prefeita da Cidade Mirim. Eu quase morri do coração. Esta eleição não era daquelas que eu estava acostumado a disputar. Procurei acompanhar com a maior distância possível para permitir as descobertas que estavam por vir. Reuniu-se com a amiga Giulia para formarem uma chapa, escolheram o Partido Ecológico Mirim, disputaram as prévias partidárias e ganharam os votos suficientes para disputar a prefeitura com as candidatas do Partido Social Mirim.

Distribuíram material, colaram cartazes, fizeram discurso e apresentaram as propostas no auditório lotado do colégio. Certa vez ouvi que o caminho é mais importante do que a chegada. Desta vez vou concordar. O caminho das garotas Ecologistas foi lindo. Superaram os seus medos e inseguranças e principalmente se divertiram durante o processo. Plantaram sementes da “boa política” e aprenderam muito em uma semana de campanha intensa. Quanto a mim? Nesta eleição estava em jogo o orgulho de ver que a minha Anna Rolim chegava em casa sorrindo após dividir o dia entre estudar e pedir votos para a sua candidatura. Torço para que um dia possamos resgatar a alegria e a leveza de fazermos política baseadas em propostas e entre amigos. A política é necessária para a nossa sociedade. Temos muito o que aprender com as crianças. Sobre a eleição? Anna e Giulia venceram por 1 voto em um dia que ficará marcado para sempre como o dia da “eleição mais especial da minha vida”.

Fotos