Logotipo

A prática do bem nos faz bem!

07 de fevereiro de 2019

Compartilhe

Olá caríssimo leitor e caríssima leitora do Jornal Folha do Litoral News.

A você e a sua família, minha prece para que Deus sempre vos abençoe!

A prática do bem faz bem para todas as pessoas. Seja para quem a pratica ou para quem recebe. A sensação é a de pessoa realizada, satisfeita e feliz. É um bem-estar que não tem preço, mas tem seu incomensurável valor.

Meditando a Palavra de Deus, o apóstolo São Pedro, ao falar de Jesus, disse que “Ele passou entre nós fazendo o bem” (At 10,38). Nós somos frutos de um bem maior, de Alguém que nos quer bem e fazendo o bem. E só no bem feito é que nós nos realizamos.

Deus fez bem todas as coisas e as santificou. Fez bem em criar as pessoas à sua imagem e semelhança, mesmo que tenhamos a tendência de fazermos as coisas do nosso jeito, à nossa imagem e semelhança. Deus faz bem a todos agindo com sua graça, cuidando de cada ser humano, com um imenso amor, sem distinção, sem preconceito, sem acepção de pessoas.

Por experiências como seres humanos, sentimos e sabemos que não é fácil fazer o bem sempre e para todas as pessoas. Pois às vezes nos deparamos com gente que nos fez mal, que falou mal da nossa pessoa. Como superar ou suportar isso?

Um novo estilo, um novo jeito e forma de ser alguém que deseja fazer o bem é imitar a Jesus, com a fé nEle e com o amor que Ele nos amou e nos ensinou a amar. Foi Jesus de Nazaré que fez o bem mesmo aos que o fizeram mal.

Há histórias de gente tão santa que fez o bem até mesmo ao assassino de seu filho. E aqui não tem nada de fácil e nem de poético. Só Deus pode fazer isso em nosso lugar. E isso acontece quando abrimos o nosso coração e toda a nossa vida para que Ele viva em nós, como disse São Paulo (Gl 2,20).

Exercícios para fazer o bem diariamente a Deus, a nós mesmos e ao próximo é possível, mesmo que em algum momento haja uma falha da nossa parte, e pra isso existe o perdão de Deus.

Para fazer o bem é preciso esforço diário para o olhar o outro como humano, como irmão. É com este espírito de Cristo (que é nosso irmão) podemos fazer o bem ao próximo porque é nosso irmão também.

Só o apego a nós mesmos não nos deixa fazer o bem, porque o egoísmo nunca rima com altruísmo. E foi o bem altruísta que Jesus veio nos ensinar. O bem e o amor que nos salva e nos liberta de nós mesmos a ponto de nos colocar no coração do outro e de Deus!

 

Pe. Eliel.

Fotos