Logotipo

Porto na história de Paranaguá

28 de julho de 2018

Quem vivenciou a inauguração do Porto de Paranaguá, em 1935, com movimentação de erva-mate, madeira, açúcar, café e manufaturados importados, talvez não imaginasse a potência econômica que a base de importação e exportação se tornaria. Patrimônio do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá tem um importante motivo para comemorar: a capacidade de movimentação de cargas atingiu, neste último ano, a maior marca de toda a sua história.

No início das atividades, os números eram modestos: no ano de sua inauguração, o porto recebeu 437 navios e movimentou 91 mil toneladas de mercadorias. Atualmente, a quantidade de navios que passa por ano pelo local é, pelo menos, três vezes maior e o volume de cargas movimentadas já aumentou 500 vezes, ultrapassando a marca de 51,5 milhões de toneladas em 2017.

 

NOVA REALIDADE

A erva-mate e o café, produtos extremamente importantes para a economia do País na época da inauguração, hoje já não passam pelo porto. Apesar de continuar sendo a principal opção no Brasil para o escoamento da produção agrícola, o porto paranaense tem agora como carro-chefe a soja, responsável por mais de 22% de todo o volume movimentado.

harbor paranagua 370 anos foto ivan bueno porto de paranagua

Além disso, o porto abriu as portas para a diversificação de produtos e, ano após ano, tem sido referência na movimentação de diferentes tipos de carga. Ano passado, por exemplo, as mercadorias de carga geral (máquinas, peças industriais e produtos de alto valor agregado) somaram 9,5 milhões de toneladas movimentadas. Além disso, passaram pelo porto 8,8 milhões de toneladas de fertilizantes e 4,7 milhões de toneladas de derivados de petróleo. O açúcar representou 4,8 milhões de toneladas exportadas; os farelos, 4,5 milhões; e o milho, 3,5 milhões de toneladas.

 

INVESTIMENTOS RECORDES

harbor paranagua 370-anos foto ivan bueno porto de paranagua

Para suprir toda a demanda e atrair importadores e exportadores, com qualidade e agilidade de serviço, os últimos anos do Porto de Paranaguá foram de intensos investimentos que ampliaram as áreas de movimentação e a capacidade operacional, foram mais de R$ 657 milhões em investimentos públicos. Entre as principais obras que tornaram possíveis estas marcas estão as campanhas continuadas de dragagem – que aumentaram a profundidade para a navegação segura de grandes navios –; reforma e aprofundamento do cais; instalação de novos shiploaders (carregadores de navios); construção de novos portões com novas balanças; automação dos equipamentos de controle de acesso; construção de novos tombadores; novos pátios de caminhões; entre outras.

 

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Lado a lado com o crescimento exponencial das operações de importação e exportação, a preocupação com o meio ambiente tem feito o Porto de Paranaguá ser um exemplo nacional de desenvolvimento sustentável. Atualmente, o porto é o primeiro do País no Índice de Desempenho Ambiental, medido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

HARBOR OPERADORA PORTUÁRIA

harbor paranagua 370 anos foto ivan bueno porto de paranagua

A HARBOR OPERADORA PORTUÁRIA iniciou suas atividades no Porto de Paranaguá há mais de 10 anos. Acreditando na potencialidade do porto paranaense estabeleceu os pilares para o direcionamento de suas estratégias - agilidade, produtividade, transparência, qualidade e confiança. Para concretizar seus objetivos, atua no segmento de granéis sólidos com sua maior participação de mercado no segmento de fertilizantes. Ao longo desse tempo, traçou na sua visão estabelecer uma identidade, uma marca, sendo reconhecida como referência como operadora portuária. Como missão, superar as expectativas dos seus clientes adicionando inovação, gestão da cadeia produtiva, gestão da informação, investimentos e partindo para desenvolvimento de soluções portuárias.

Com equipamentos referenciados mundialmente e desenvolvidos de forma específica para o segmento a HARBOR garante aos seus clientes produtividade, trazendo um diferencial competitivo para o Porto de Paranaguá e seus usuários.

Uma política integrada, fundamentada nos princípios de seus fundadores com foco, comprometimento, zelo com o meio ambiente, segurança de seus colaboradores e parceiros além do atendimento da legislação aplicável.
 

Fotos: Ivan Bueno - APPA

Compartilhe