Logotipo

Barreado: gastronomia com tradição parnanguara

28 de julho de 2018

Prato é o grande atrativo da culinária do litoral

A gastronomia é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento do turismo local. Além das belezas naturais encontradas em Paranaguá e dos conjuntos históricos, os pratos típicos são um grande atrativo. Entre eles, o famoso barreado, acompanhado de farinha e banana.

A chef de cozinha, Ana Luisa Ribeiro Carmezim, afirmou que por ser uma cidade do litoral, os turistas procuram nos restaurantes, principalmente, pelos frutos do mar. “O prato típico e clássico de Paranaguá é o barreado. Mas hoje também procuram muito pelos frutos do mar, que é algo extremamente importante”, lembrou. 

Existe a forma original de preparar o barreado, em panelas de barro vedadas com farinha de mandioca e cozida por muitas horas. No entanto, também é possível reproduzir em casa de forma mais simples.

“O barreado é um clássico. Quem tem fogão a lenha consegue reproduzir perfeitamente e no fogão industrial também fica muito bom. Na cozinha contemporânea, a gente pode colocar pratos do passado com um toque mais moderno”, observou Ana Luisa.

PRODUTOS CARACTERÍSTICOS

Ao lado do barreado, dois produtos característicos não podem faltar, a farinha e a banana. “A farinha de mandioca e a banana são complementos do barreado que não exigem muita coisa, basta ter a farinha à prova de leite, que é produzida em Morretes e vendida em Paranaguá. Os produtores tiram o ‘leite’ da mandioca e peneiram. No barreado, usamos a farinha pura, mas dá para fazer uma farofa com ela”, contou Ana Luisa.


O interesse da chef pela culinária do litoral do Paraná vem desde muito nova, quando acompanhava suas avós na cozinha. “Minha avó sempre cozinhou em restaurante e a minha outra avó sempre cozinhou como dona de casa. Gosto muito de preparar o barreado, a nossa cidade nos influencia”, afirmou Ana Luisa.

 

  COMO FAZER BARREADO

INGREDIENTES
2kg de carne coxão duro ou coxão mole;
500g de bacon;
3 cebolas;
5 dentes de alho;
Folhas de louro;
Cominho;
Pimenta do reino a gosto;
Sal a gosto.
MODO DE PREPARO
Para começar, forre o fundo da panela com um terço do bacon para evitar que a carne pegue no fundo da panela durante o cozimento. Afinal, serão muitas horas no fogo. Colocar os cubos de carne intercalados com mais bacon, acrescentar o cominho, folhas de louro e sal. Ascender o fogo e deixar até soltar um caldo, assim que soltar o caldo da carne acrescentar água até cobrir tudo que está na panela. Cozinhar em fogo médio para baixo por pelo menos 4 horas. Essa receita rende para 15 pessoas.
Outra dica é a farofa feita com a farinha à prova de leite: Colocar duas xícaras bem cheias de manteiga, esperar derreter e acrescentar um pacote de farinha à prova de leite, mexer bem, colocar sal e pronto! Fica incrível e super simples!

Compartilhe