conecte-se conosco

Editorias

O acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

O prédio do atual Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá foi construído em 1896 para sediar a escola humanitária paranaense.

Publicado

em

O prédio do atual Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá foi construído em 1896 para sediar a escola humanitária paranaense. Em 1960, foi transformado no IHGP, instituição que, desde então, tornou-se referência pelo seu museu com diversas peças raras em exposição e pelo seu acervo de documentos. O seu acervo possui importantes documentos históricos, livros, obras raras, fotografias e periódicos conservados. Frequentemente, estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades realizam consultas e pesquisas na instituição. Na biblioteca Hugo Pereira existem diversas obras raras e livros clássicos de autores como Antonio Vieira dos Santos, Julius Plaztmann, Ermelino de Leão, Nestor Victor, Waldomiro de Freitas, Nascimento Junior, entre outros.

O acervo possui vários periódicos digitalizados. Um dos periódicos disponíveis é o jornal Diário do Commercio, cuja primeira edição data de 6 de janeiro de 1912. O jornal foi transcrito página por página e pode ser consultado em formato pdf, graças ao trabalho de transcrição do saudoso amigo Luiz Alves Siqueira (in memoriam). Como membro do IHGP, Siqueira fez a transcrição das notícias do Diário do Commercio e assim, um verdadeiro ato de preservação e salvaguarda do material.  Como cita nosso saudoso amigo, a transcrição das notícias do jornal “foi uma viagem gratificante. Cada texto era um assunto diferente. O ato de copiar forçou a evolução da técnica de transferência dos textos de papéis antigos, para os recursos modernos da informática. […] Tudo o que foi encontrado nas páginas do DIARIO DO COMMERCIO, atinentes a Paranaguá, foi transferido para este trabalho obedecendo ao critério de maneira a que esse conteúdo fosse interessante de ser lido e guardado para o futuro. Espero, assim, ter contribuído para a manutenção de dados da história de Paranaguá”.

Sem sombra de dúvidas, o seu trabalho foi extremamente importante para preservar parte do acervo e assim, possibilitar que nos dias atuais mais pesquisadores e estudantes tenham a possibilidade de estudar e desenvolver pesquisas históricas. Parte da história do Instituto está escrita em seu acervo, através das pessoas que fizeram doações, através de seus membros que se dedicaram e que se dedicam incessantemente na conservação e manutenção de seu acervo.

 

Priscila Onório Figueira

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress