conecte-se conosco

Natal

Natal: época de fé e celebração da importância de Jesus para a humanidade

” Natal é um período de renovação, quando olhamos o presépio e percebemos o fato de que Jesus nasceu para a nossa salvação. Devemos refletir no que é preciso mudar como pessoas para sermos melhores, pessoas do bem, do jeito que Jesus gostaria que fôssemos”, destaca padre Dirson (Foto: Santuário do Rocio)

Publicado

em

Padre Dirson Gonçalves explica simbolismo da data que comemora o nascimento do filho de Deus

Com a chegada do Natal, além dos presentes e ceia, é importante resgatar o simbolismo religioso da data, que envolve diretamente o nascimento de Jesus Cristo. Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, explicou que o nascimento de Jesus foi algo que mudou completamente a história da humanidade, destacando que o período é, acima de tudo, de fraternidade, amor e de renascimento da fé junto às famílias, não sendo apenas um período de consumismo.

"No Natal, lembramos o nascimento de Jesus Cristo, não só o nascimento de uma pessoa, mas sim de um menino Deus que veio para salvar a humanidade, o filho de Deus. É a festa do nascimento de Jesus, um momento especial, pois voltamos há 2019 anos, quando isso aconteceu e o mundo nunca mais foi o mesmo, foi tocado pela presença de Jesus na Terra, algo que mudou muita coisa. Celebramos esta luz que desceu para a humanidade", afirma padre Dirson.

De acordo com o líder religioso, o simbolismo do nascimento de Jesus fez com que no decorrer da humanidade as pessoas quisessem celebrar este fato. "É importante celebrar junto aos amigos e famílias, se encontrando, fazendo a troca de presentes, mas temos que ter o cuidado para não deixar isso se tornar superior à importância da data. Devemos lembrar da grandiosidade da data em torno de Jesus Cristo, não esquecendo de sermos fraternos, nos encontrando com amigos e familiares, até trocar presentes é legal, mas acima disso há a importância de Jesus", destaca o padre.

PRESÉPIO E ÁRVORE DE NATAL

Presépio, criado por São Francisco, simboliza o nascimento de Jesus, que foi algo simples e improvisado, mas mudou a história da humanidade (Foto: Divulgação)

"O presépio foi uma criação de São Francisco, um dos santos mais místicos que a Igreja possui e um dos mais populares. Ele conseguiu em uma coisa muito simples trazer um simbolismo grandioso, criando o presépio como uma cena do nascimento de Jesus, com um menino no meio das palhas, ao lado tinha Maria e do outro São José, bem como os animais, pois na verdade o local onde Jesus nasceu foi muito simples e improvisado. São Francisco destacou que os que estavam ali para aquecer Jesus nessa noite eram os animais. Assim, ficou essa tradição de montar o presépio para lembrar do nascimento simples de Jesus", afirma o padre.

Segundo ele, a árvore de Natal lembra a beleza da data. "Nela se colocam luzes, lembrando que a grande luz é Jesus, iluminando e enfeitando as nossas casas. A árvore não é simplesmente uma árvore, ela é decorada com luzes, bolas coloridas, enfim, presentes, lembrando a alegria desta data", complementa o reitor.

PERÍODO DE RENOVAÇÃO DA FÉ

Padre Dirson Gonçalves afirma que o Natal é uma data histórica para a humanidade, mas os fiéis devem se comportar de forma que Cristo esteja presente dentro das pessoas. "O Natal é um período de renovação, em que olhamos o presépio e percebemos o fato de que Jesus nasceu para a nossa salvação. Devemos refletir no que é preciso mudar como pessoas para sermos melhores, pessoas do bem, do jeito que Jesus gostaria que fôssemos", complementa.

MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO

"Paranaguá possui esta graça de ter o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a principal Igreja do Estado. Ela é dedicada a Nossa Senhora, Maria, Mãe de Jesus. Celebrando o Natal, onde temos o carinho especial por Jesus que é nosso Salvador, devemos também ter um carinho especial também por Nossa Senhora, pois se não fosse ela como Jesus nasceria? Desejo a todos os parnanguaras que a gente celebre bem esta festa, lembrando a importância do Menino Jesus e de Maria. Que a gente, que cuida do Santuário tão bem, siga cuidando deste lugar sagrado que é de todos os paranaenses. Que essa luz que irradia daqui do Santuário possa atingir e contagiar todas as casas de Paranaguá, do litoral e do Paraná. Um feliz Natal para todos, que a alegria seja a nossa força", finaliza padre Dirson Gonçalves.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress