Logotipo

Secretário comemora oferta de emprego três vezes acima da média estadual em Paranaguá

19 de setembro de 2018

Brayan Roque destacou que resultado é fruto do trabalho da Semtra com o Sine e parceria com empresas

Compartilhe

Dados do Ministério do Trabalho apontaram oferta de 8,5 mil postos de trabalho de janeiro a julho

Atualmente, o Brasil conta com 13 milhões de desempregados, o que configura uma crise econômica e social que inclusive está em pauta nas eleições presidenciais de 2018. Apesar dos índices alarmantes, em Paranaguá os dados do Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontam que até o final de julho deste ano houve um aumento de 3,65% no total de vagas admitidas no mercado de trabalho, enquanto a média do Paraná é de um acréscimo de 1,18%. Com isso, até julho deste ano, o município registrou aumento de oferta de emprego três vezes maior que a média do Paraná, algo comemorado pelo secretário de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, que também destaca que há muito trabalho a ser feito.

“Mesmo com a crise que assola o País com mais de 13 milhões de desempregados, o prefeito Marcelo Roque junto à Secretaria Municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais (Semtra) e a Agência do Trabalhador de Paranaguá, incentiva políticas públicas de trabalho e renda na cidade, prova disso é o aumento substancial que o município teve no mês de julho, que se deve, em grande parte, pela área de construção civil onde algumas empresas ganharam concessões para obras na faixa portuária”, afirma o secretário Brayan Roque. Ainda de acordo com o gestor, a pasta, em conjunto com o Sine (Agência do Trabalhador), está realizando reuniões semanais com empresas locais para captação de oportunidades de emprego à população.

O Ministério do Trabalho aponta que foram preenchidas 8.581 vagas de emprego em Paranaguá de janeiro a julho de 2018, enquanto houve desligamento de 7.334 postos de trabalho no mesmo período. O número é ainda mais positivo se comparados os dados de julho de 2017 a julho de 2018, quando se nota que o município teve a admissão no mercado de trabalho de 13.605 pessoas, enquanto foram demitidas 12.313 pessoas, um aumento de 3,79% de empregabilidade. Os dados analisados pelo CAGED datam até julho deste ano, índice que deverá ser atualizado no decorrer do ano. 

O secretário afirma que a parceria com o setor empresarial é essencial para que as ofertas de emprego à população aumentem como aconteceu nos últimos meses. “O trabalho constante é de intensificar parcerias junto a empresas locais para que oportunizem ofertas de trabalho para a população parnanguara e captar junto ao Governo Federal recursos destinados a Programa de Qualificação e Capacitação dos trabalhadores principalmente nas áreas com maior dificuldade de inserção devido à falta de qualificação de mão de obra”, afirma Brayan Roque.

PRODEPAR E NOVO SHOPPING

“Também pretendemos ampliar divulgação do Prodepar (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Paranaguá), incentivando a instalação e ampliação de grandes empresas, o que ajudará e muito no fomento a nossa economia com a abertura de postos de trabalho, assim como ocorreu recentemente com a empresa PSC Empreendimentos, responsável pelo Shopping Ilha do Mel”, finaliza o secretário Brayan Roque.
 

Colunistas