conecte-se conosco

Meio Ambiente

Viação Rocio reutiliza água de chuva para economia de água potável

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, importante mostrar a população a importância de cuidar de um bem tão valioso

Publicado

em

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, importante mostrar a população a importância de cuidar de um bem tão valioso do nosso dia-a-dia. A Viação Rocio empresa responsável pelo transporte público na cidade de Paranaguá, adotou alguns anos uma medida eficiente de captação de água da chuva para ser reutilizada na lavagem da frota.

No pátio de lavagem da frota e em toda a estrutura do galpão, existem valas. Neste espaço a água é escoada e filtrada para o processo de decantação. “Toda a impureza (óleos, folhagem), vai para o fundo da caixa e passa por filtros, chegando ao resultado final está quase cristalina”, explica o Gerente de Manutenção, Marcio Gilberto Antunes.

A Viação Rocio ao realizar a construção da nova estrutura da empresa, mais moderna e mais sustentável, com um sistema que capta a água através de tubulação específica, que é encaminhada ao reservatório para reuso na lavagem dos veículos. O mesmo acontece com a utilização da água de reuso nas atividades da oficina.

Segundo o Gerente Operacional, Paulo Marchioro, a ideia teve início quando foi construído o novo barracão," e daí pensamos juntamente com a direção da empresa, em captar a água da chuva e reaproveitá-la. A empresa sempre teve como preocupação o cuidado com o meio ambiente. Claro que além de economizar a água, a iniciativa evita desperdício e grande economia de água potável”.

O reservatório da empresa tem condições de armazenagem de aproximadamente 140.000 litros de água. Para a lavagem de um ônibus é necessário aproximadamente 400 litros. No mês são consumidos 480.000 litros de água de reuso. "Uma grande economia e responsabilidade social da Viação Rocio ao não utilizar a água potável para a lavagem da frota. Que nesse Dia Mundial da Água, 22 de março, façamos o uso consciente de um bem tão precioso", destaca Marcio Gilberto.

Outra preocupação ao reutilizar a água é evitar que a água com resíduos de material de limpeza, como sabão, detergente e desinfetantes, acabem indo de forma irregular para a rede de esgoto.

Da Assessoria

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress