conecte-se conosco

Meio Ambiente

Parque do Superagui: turismo ecológico aproxima homem da natureza

Riquezas ambientais são apresentadas pela população local

Publicado

em

Os moradores locais, mais do que ninguém, conhecem a região do Parque Nacional do Superagui e são eles que levam os turistas para conhecer os encantos e atrações da região paranaense, como a praia deserta, a revoada dos papagaios e o mico-leão-de-cara-preta. São essas riquezas ambientais conservadas que atraem os turistas para o ecoturismo, que tem como princípio o respeito e a preservação do equilíbrio do meio, fomentando também a educação ambiental.

A bióloga Guadalupe Vivekananda atuou por treze anos como chefe do Parque Nacional do Superagui e contou que, como a área antigamente era pouco visitada, a comunidade queria ampliar o turismo para incrementar a renda, proveniente apenas da pesca artesanal.

“Eles queriam uma alternativa de renda e a gente queria mesmo que essa população fosse valorizada. Não tinha razão vir alguém de fora com dinheiro para fazer um mega hotel. Já foram feitos vários trabalhos lá de artesanato, para produzir algumas peças com a figura dos animais que vivem na região como o papagaio e o mico-leão, mas é uma coisa que nem sempre tem, e esse é o ritmo deles”, comentou Guadalupe.

De acordo com informações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pelo Parque do Superagui, a área já possui cerca de 20 pousadas e sete campings.

O Parque foi criado em 1989 e ampliado em 1997, passando a ter 33.988 mil hectares, abrangendo outras áreas insulares e também uma área continental, o Vale do Rio dos Patos. (foto: SPVS)

ATRATIVOS

A relação com a natureza é constante no Parque, que oferece vários atrativos para aqueles que querem vivenciar mais de perto esse modo de vida singular da população local. Uma delas é a praia deserta da Ilha de Superagui e a Comunidade da Barra do Superagui, que contemplam 38 km de praias virgens, podendo ser visitadas a pé ou de bicicleta.

Há também a trilha da Praia Deserta da Ilha, com duração de uma hora e trinta minutos e de dificuldade moderada. O ICMBio alerta que o local pode ficar alagado e que é preciso usar repelente de insetos e roupas claras. Durante o passeio, os visitantes podem observar a vegetação e, se tiver sorte, até o animal ícone da área, o mico-leão-da-cara-preta.

COMO CHEGAR

Os turistas podem chegar ao Parque Nacional de Superagui por Paranaguá e Guaraqueçaba. Existem duas entradas principais, uma pela Comunidade da Barra do Superagui e outra pela Comunidade de Vila das Peças, de acordo com o objetivo da viagem. No site do ICMBio, podem ser encontradas todas as informações sobre os horários e valores das embarcações.

CONHEÇA MAIS

O portal “O Eco” produziu a websérie “Pé no Parque”, na qual mostra o Parque Nacional do Superagui. Confira um dos episódios:

[videoyoutube]2hTrEZ7R9GE[/videoyoutube]

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress