conecte-se conosco

Meio Ambiente

Folha do Litoral News recebe Selo ODS pelo Projeto Mar

Membros do conselho editorial da Folha do Litoral News, Jacqueline Guimbala e Antonio Saad Gebran Sobrinho, receberam o Selo ODS da gerente de Projetos Estratégicos da Fiep, Maria Cristhina de Souza Rocha

Publicado

em

A Folha do Litoral News foi certificada mais uma vez com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), proposto pela Organização das Nações Unidas. A entrega aconteceu na noite de terça-feira, 30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), como parte do Congresso Sesi ODS, em Curitiba. A iniciativa reconhece, valoriza e divulga boas práticas realizadas por instituições de várias regiões do Paraná que atingem algum dos ODS.

O jornal atingiu o ODS 14: conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, por meio do Projeto Mar, realizado desde 2008, o qual veicula peças publicitárias e matérias voltadas para o incentivo à conscientização para questões ligadas ao meio ambiente. Para isso, a Folha do Litoral News conta com o patrocínio de empresas como Cattalini Terminais Marítimos, Rocha Terminais Portuários, Multitrans, Viação Rocio, Fospar, Mosaic e Cargill. 

A seletiva do Sesi contou com a participação de 361 instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos ODS. No entanto, somente 280 projetos atenderam aos indicadores e foram selecionados para receber a certificação. O Selo pode ser utilizado em materiais de divulgação no período de um ano.

OPORTUNIDADES

Diretor geral do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, Rui Gerson Brandt, e o superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, agradeceram às instituições presentes

O membro do conselho editorial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, destacou que é preciso quebrar paradigmas, sair do ostracismo e assumir de vez a liderança na resolução de desafios sociais. “Os ODS são janelas de oportunidades para as transformações. À medida que a globalização e a disrupção digital elevam o padrão para os negócios, nós, gestores, estamos adotando a oportunidade de transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e atuamos. Apostamos na necessidade de redefinir as abordagens e os modelos de negócios para apoiar uma economia global responsável e sustentável”, frisou Gebran.

UNIÃO DOS SETORES EM PROL DE UMA CAUSA

O diretor geral do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rui Gerson Brandt, e o superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, abriram o evento e salientaram a importância da união entre os setores. “Algumas vezes temos privilégios na vida e eu entendo que o que aconteceu hoje é algo de extrema relevância. É a valorização desse movimento social totalmente apartidário, que une a iniciativa privada, o Poder Público, as entidades de classe, organizações não governamentais, imprensa, todos juntos em torno de uma causa”, disse Fares, aproveitando a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram com a realização do evento. “Essa causa é a inclusão social, significa colocar esse País nos trilhos, dar dignidade para a nossa família, procurando um futuro mais seguro e confortável. É isso que fizemos aqui hoje. Agradeço ao presidente da nossa federação, Edson Campagnolo, que é um grande articulador desse projeto social. Agradeço também a todos os convidados, aos sindicatos que são essenciais na nossa gestão; a nossa equipe do Sesi que deu um show de organização, de interesse e motivação. Estou muito feliz de poder ser porta-voz de tudo que está acontecendo. Me sinto uma pessoa melhor por poder propiciar esse evento”, concluiu Fares.

Público lotou o auditório da Fiep em Curitiba

A gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, Maria Cristhina de Souza Rocha, comentou que as instituições participantes colaboram para alcance dos ODS, em assuntos relacionados a questões sociais, ambientais e econômicas. “Os ODS são uma bússola capaz de guiar pequenas, médias e grandes empresas para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

SOBRE OS ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram destaque da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em setembro de 2015, em Nova Iorque. Protagonistas na Agenda 2030 da ONU, representam uma evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. No Paraná, o Sesi é um dos principais agentes a trabalhar em prol dos ODS e sua divulgação.

Antes da cerimônia de entrega, instituições puderam conhecer outras iniciativas sociais realizadas no Paraná

O acordo contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.

Publicidade


Em alta