conecte-se conosco

Meio Ambiente

Descarte de medicamentos vencidos: como e onde descartar corretamente

Leve os medicamentos vencidos até um ponto de coleta para o descarte ambientalmente correto. Eles geralmente estão localizados em farmácias (Foto: Ilustração)

Publicado

em

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamento

O Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamentos. 

No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação. A Anvisa possui uma lista de postos de coleta credenciados – o processo todo é regido pela norma descarte de medicamentos é um problema que ocorre no mundo todo e é relativamente novo. Ele apresenta riscos à água, ao solo, aos animais e também à saúde pública. Nos Estados Unidos, a população recebe orientações para descartar medicamentos na privada ou no lixo, pois eles dão prioridade a reduzir o risco de uso não intencional ou overdose.

Mas o risco ambiental emergente está presente nesse tipo de atitude, devido aos “micropoluentes”. Assim, ao descartar medicamentos vencidos de forma incorreta, os consumidores contribuem com uma quantidade pequena, mas que quando acumulada causa grandes consequências. E o pior é que a maior parte das pessoas não sabe o mal que está fazendo ao realizar o descarte de medicamentos no lixo comum ou no vaso sanitário. Cerca de 20% de todos os medicamentos utilizados são descartados de forma irregular.

A contaminação ambiental ocorre pelo descarte incorreto e também pela parcela excretada na urina e fezes de produtos ingeridos. O uso de medicamentos veterinários também contribui; a criação de gado, peixes e animais domésticos utiliza antimicrobianos, antiprotozoários, hormônios, entre outros, e entram no meio ambiente da mesma forma, por descarte inadequado e excreções. Esses medicamentos vão parar em aterros, lixões, estações de tratamento de água/esgoto, corpos d’água ou no solo.

DESCARTE CORRETAMENTE

Se seu medicamento venceu e você só percebeu agora, não jogue no vaso sanitário ou no lixo. Agora que você sabe dos riscos que isso pode causar, leve os medicamentos até um ponto de coleta para o descarte ambientalmente correto. Ache o ponto de entrega mais perto de você e veja como é fácil fazer o descarte de medicamentos vencidos em drogarias e farmácias.

 

Fonte: Ecycle

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress