Bióloga de Paranaguá tem projeto aprovado para conferência universitária em Boston

Campo de pesquisa foca combate à poluição no litoral do Paraná, destinação correta de resíduos e consumo sustentável (Foto: Arquivo)

6 de fevereiro de 2020

Ellen Cunha abrangerá sustentabilidade em conferência nos EUA com o tema "Lixo no Mar"

No dia 31 de janeiro, a bióloga parnanguara Ellen Joana Nunes Santos Cunha, que também é contadora e mestre em Ensino de Ciência Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, foi informada pela Northeastern University, de Boston – Estados Unidos da América, que seu projeto foi selecionado para participar da discussão do quarto Sustainable Consumption Research and Action Initiative (SCORAI) 2020, conferência que foca o consumo sustentável e a justiça social em todo o mundo. Ellen abordará no evento o projeto "Lixo no Mar", abrangendo o combate à poluição marítima no litoral do Paraná, bem como a importância do consumo sustentável e da destinação correta de resíduos.

Ellen Cunha atualmente é professora de Educação Profissional do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha e mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá. Segundo ela, a sua participação é importante pela representação da pesquisa brasileira no âmbito internacional, bem como a representação da mulher na ciência. "A proposta de discussão que o 4.° SCORAI 2020 traz à tona é sobre o consumo sustentável e justiça social em um mundo urbanizado. Meu campo de pesquisa é o "Lixo no Mar", fato que está totalmente envolvido com os hábitos de consumo, principalmente dos centros urbanos. O litoral do Paraná não é diferente nesse quesito e, inclusive, compõe os aportes de lixo no mar da região, contribuindo consequentemente com a poluição dos oceanos", acrescenta.

"É de suma importância que em regiões de zona costeira como a nossa essas discussões aconteçam e validá-las com os mais diversos pares é enriquecedor e necessário. Além de experienciar outras pesquisas sobre o consumo sustentável em um mundo urbanizado e trazer isso para nossa realidade brasileira como registro de possibilidades e soluções para o tema em questão", ressalta a bióloga.

Importância do projeto

Bióloga é professora de Educação Profissional no Instituto de Educação de Paranaguá (Foto: Divulgação)

Segundo a bióloga, o seu projeto converge ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM) e é fruto de um acordo voluntário que o governo brasileiro firmou com a Organização das Nações Unidades (ONU) na Conferência dos Oceanos em 2017. "Nesse acordo, o Brasil se comprometeu em desenvolver estratégias de combate ao lixo no mar. Ele teve seu lançamento oficial em março de 2019. Esse documento traz um pequeno diagnóstico sobre o histórico do Lixo no Mar no Brasil, além de dados estatísticos do mundo sobre o tema, destaca alternativas e possíveis soluções para o Combate do Lixo no Mar e recomendações a nível local que envolvem municípios, principalmente os de zona costeira a desenvolverem seus planos de combate", acrescenta.

Necessidade de apoio

O SCORAI 2020 acontecerá em Boston – EUA nos dias 10, 11 e 12 de julho. Ellen Cunha necessita de apoio financeiro para participar do evento. "A ajuda de que necessito é financeira, devido à crescente do Dólar e os gastos para três dias nos Estados Unidos está em torno de R$ 7.100,00, abrangendo inscrição, hospedagem, translado, alimentação, seguro, viagem, entre outros. Infelizmente o governo brasileiro atualmente não está fomentando financeiramente gastos como esses, logo eu teria que incluir no meu orçamento esse valor integralmente o que lamentavelmente não é possível para uma professora e pesquisadora contratada do Estado do Paraná arcar", explica.

"Sou brasileira e nunca desisto, por incentivo de amigos criei uma famosa "Vaquinha Virtual" na plataforma da Catarse. Nessa plataforma de forma clara e transparente explico a pesquisa, sua relevância e o valor de financiamento de que preciso para poder participar da 4.ª SCORAI 2020 em Boston. Segue o link para aquelas e aqueles que se sentirem tocados com a causa e quiserem participar: https://www.catarse.me/pesquisa_brasileira_na_4_scorai_boston_usa_409c?ref=project_link ", acrescenta Ellen Cunha.

Quem quiser saber mais sobre a 4.ª SCORAI 2020 em Boston – EUA pode acessar o link: https://cssh.northeastern.edu/scorai2020/ .

 

 

Colunistas