conecte-se conosco

Meio Ambiente

2.200 toneladas de lixo foram recolhidas da Ilha do Mel neste verão

11 viagens de balsa foram feitas da Ilha ao continente transportando o lixo (Foto: AEN/Arquivo)

Publicado

em

Desde o dia 21 de dezembro de 2018, foram recolhidas 20 toneladas de resíduos por dia do local

Uma quantia considerável de lixo foi retirada da Ilha do Mel, em Paranaguá, desde o dia 21 de dezembro de 2018, início da Operação Verão no litoral do Paraná: mais de 2.200 toneladas de resíduos foram recolhidas até o dia 7 de janeiro. A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recolhe um total de 20 toneladas por dia na ilha e destaca a importância dos visitantes colaborarem constantemente com a limpeza do local, que, além de um dos principais pontos turísticos do Paraná, é um Parque Estadual e Estação Ecológica, ou seja, um alicerce ambiental litorâneo.

De acordo com a Semma, aproximadamente 20 toneladas de lixo por dia são recolhidas na Ilha do Mel. Ainda nesse período, foram necessárias 11 viagens de balsa. A equipe de coleta é formada por 16 serventes, quatro motoristas com quatro carrinhos elétricos e dois chefes de equipe.

O município afirma que é essencial que visitantes colaborem com a limpeza na Ilha do Mel, destinando seus resíduos a locais corretos, separando o lixo e sempre pensando na sustentabilidade e no meio ambiente. "Todos devem respeitar as trilhas, não depositando o lixo em locais incorretos e fazendo a separação correta", complementa.

Sobre a coleta de lixo e limpeza da Ilha do Mel, o serviço é realizado pela Prefeitura de Paranaguá e conta com o apoio do Estado nesse período de temporada de verão, visto que ocorre um grande aumento no número de visitantes no local.

Cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma Estação Ecológica (Foto: Divulgação)

GESTÃO DA ILHA DO MEL É DO ESTADO

Desde o ano de 1982, a administração da Ilha do Mel é responsabilidade do Governo do Estado, algo repassado pela União, instituindo uma unidade de conservação para proteção do ecossistema. Assim, cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma Estação Ecológica, criada pelo decreto 5.454 de 21 de setembro de 1982, tendo como objetivo a preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais, e 5% constitui um Parque criado pelo decreto 5.506 de 21 de março de 2002, tendo com objetivo a preservação e reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras baixas associadas à Floresta de Restinga, proporcionando a proteção integral da Diversidade Biológica", informa a assessoria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

"Hoje há um Conselho Gestor, composto por representantes da comunidade e do Poder Público, que acompanha a aplicação das normas previstas no Zoneamento, tendo como coordenador executivo o IAP", explica a assessoria do Estado. Há duas unidades de conservação na Ilha do Mel com foco na preservação do meio ambiente. "O parque, além da preservação permite a visitação pública, educação ambiental, lazer de forma conscientizada e ordenada e a pesquisa científica. A Estação Ecológica, mais restritiva, prioriza a preservação e a pesquisa científica, sendo que a visitação pública só será permitida mediante a autorização do IAP e com fins educativo", finaliza o IAP.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress