conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Secretaria de Esportes vence Torneio de Futsal “Almirante Barroso”, promovido pela Capitania dos Portos do Paraná

Time da Capitania dos Portos ficou em terceiro lugar.

Publicado

em

A equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Paranaguá sagrou-se campeã da primeira edição do Torneio de Futsal “Almirante Barroso”, promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) em comemoração à Batalha Naval do Riachuelo, a qual no dia 11 de junho completou 154 anos. A equipe venceu o time do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros na final, disputada na noite do dia 13 de junho. Em terceiro lugar ficou a equipe anfitriã. Participaram ainda do torneio o 9.º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal de Paranaguá.

Os jogos aconteceram na Quadra Esportiva do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Paranaguá-PR no período de 10 a 13 de junho. A intenção da Capitania dos Portos foi estreitar os laços institucionais com as organizações públicas da cidade e reforçar a amizade entre os militares e os integrantes dos times participantes, além de prestar homenagem à Data Magna da Marinha.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, disse que a realização do torneio de futsal cumpriu com os propósitos e que o objetivo é repetir a competição em outros anos.

“A Capitania ficou honrada em promover este momento de integração entre diferentes instituições públicas com atuação em Paranaguá e no litoral paranaense. Foi importante celebrarmos a Batalha Naval do Riachuelo e lembrar aqueles que deram a vida e lutaram pela pátria no século XIX e, ao mesmo tempo, gerar um momento de descontração e reforço da amizade entre servidores públicos que se dedicam à população brasileira e ao País nos dias de hoje”, destacou.

A BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

O conflito aconteceu no Rio Paraná, próximo à foz do Arroio Riachuelo em 1865, e foi determinante na vitória dos países aliados (Brasil, Argentina e Uruguai) na Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai (1864-1870). A Batalha Naval do Riachuelo foi o primeiro e decisivo conflito fluvial entre a esquadra brasileira e a esquadra paraguaia.

A vitória brasileira, sob o Comando do chefe de divisão Francisco Manuel Barroso da Silva (depois Barão do Amazonas), deu ao países aliados o controle do Rio Paraná, principal via de comércio do Paraguai, o que impediu o País vizinho de reforçar-se para a guerra e contribuiu para vitória dos aliados.

 

Da Assessoria da Capitania dos Portos

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress