conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Reunião da Capitania dos Portos esclarece normas para transporte de cargas em ‘táxi-náuticos’

Barqueiros ligados à cooperativa foram recebidos pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou no dia 13 de fevereiro uma reunião com integrantes da Cooperativa dos Transportadores Náuticos Autônomos da Ilha do Mel (Cotranauta) para esclarecer as regras para transporte de cargas em embarcações de pequeno porte utilizadas para o transporte de passageiros, popularmente conhecidos como “táxi-náuticos”. Os barqueiros ligados à cooperativa foram recebidos pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado.
Na reunião, os barqueiros explicaram que oferecem serviços de travessia para a Ilha do Mel, além de passeios, fretes e pescarias na região da Baia de Paranaguá. Por isto, há demanda dos passageiros para o transporte de mercadorias nas embarcações. As Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação Interior (Normam 02), da Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC), restringem a navegação com carga por embarcações classificadas como de passageiros. É permitido apenas o transporte de bagagem de mão. A navegação com carga só pode ocorrer em embarcações classificadas para este uso, com um espaço adequado para o depósito do material, uma vez que o acondicionamento incorreto pode comprometer a estabilidade da embarcação e a segurança da navegação.
Além disso, os barqueiros da Cotranauta citaram as dificuldades de atracação no Trapiche da Praia de Nova Brasília, na Ilha do Mel. Houve a solicitação para a atracação direto na praia pelas embarcações menores. Porém, a falta de um Plano de Gerenciamento Costeiro, que delimite as áreas para banhistas e para embarcações impede este tipo de manobra. O documento deve ser elaborado pelas prefeituras municipais para ordenar o uso das praias e prevenir acidentes.
“Para a Marinha do Brasil é sempre importante encontros como estes para esclarecermos detalhes referentes às normas de navegação no contexto da região litorânea do Paraná. Nosso serviço de Inspeção Naval, que fiscaliza o cumprimento das regras, tem o objetivo de prevenir acidentes e primar pela segurança da navegação, minimizar as chances de que vidas humanas sejam colocadas em risco no mar. A reunião irá contribuir para aperfeiçoarmos ainda mais a navegação no nosso litoral”, declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado.
Da Assessoria da Capitania

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

Publicidade










plugins premium WordPress