Logotipo

Para conduzir motos aquáticas é necessário habilitação específica e seguir regras de segurança

18 de outubro de 2019

Proprietários de motos aquáticas devem aproveitar os meses que antecedem a temporada de verão para realizar a revisão mecânica e pôr em dia a documentação.

Compartilhe

O uso de motos aquáticas como forma de diversão na temporada de Verão é comum nas praias do Paraná, mas para conduzir este tipo de embarcação é necessário estar habilitado e seguir as normas de navegação segura. Mesmo para aqueles que pretendem somente alugar o equipamento em um dia existe a necessidade de ter o documento que habilita o condutor. A fiscalização desta exigência é um dos itens que farão parte das atividades de Inspeção Naval (IN) da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) em toda a área de jurisdição na Operação Verão 2019/2020.

Portanto, é indicado aos proprietários de motos aquáticas aproveitarem os meses que antecedem a temporada de Verão para realizar a revisão mecânica das embarcações e conferir a regularidade da documentação, tanto da moto aquática quanto do condutor. Sugere-se ainda revisar as regras de navegação, verificar se o colete salva-vidas (item obrigatório de uso) é homologado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), além de consultar se o colete é proporcional ao peso e altura de quem irá navegar. Permanece também a proibição da condução sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes.

Nas praias, as motos aquáticas devem ficar a 200 metros da costa e o embarque e desembarque serem distantes dos banhistas. Qualquer aproximação da praia deve ser feita bem devagar (velocidade não superior a três nós, ou cerca de 5 Km/h) e perpendicular a linha da praia. Está proibida a condução de passageiro na frente do condutor e o transporte de crianças com idade inferior a 7 anos na garupa. Entre 7 e 12 anos podem ser conduzidas na garupa, desde que acompanhadas ou autorizadas pelos responsáveis. Tem que estar com os pés no apoio e o condutor deve evitar alta velocidade. A chave de segurança da embarcação deve permanecer atada ao pulso do condutor.

Estas e outras informações sobre segurança da navegação estão no site da CPPR: www.marinha.mil.br/cppr/. No endereço eletrônico é possível ainda agendar horário para o Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPPR. O local realiza atendimento para receber as demandas da comunidade marítima de toda a região Leste do Paraná e fica na Rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá. O atendimento ao público ocorre de segunda à quinta-feira de 8h30 às 11h30. Nas quartas-feiras, o atendimento é no período da tarde, entre 13h30 e 16h.

Exigências para obter a carteira de Motonauta:

- Maior de 18 anos / Cópia do documento oficial de identificação e CPF

- Comprovante de residência / Guia de Recolhimento da União (GRU)

- Atestado médico ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) / Atestado de treinamento náutico para categoria de motonauta com, no mínimo, três horas de duração.

Foto: Capitania dos Portos

Da Assessoria da Capitania


Colunistas