Logotipo

Missa no Santuário de São Francisco das Chagas celebra assunção do Capitão dos Portos do Paraná

09 de fevereiro de 2019

A celebração foi presidida pelo Padre André Luís Buchmann de Andrade, e contou com a presença de militares da CPPR

Compartilhe

No dia 6 de fevereiro, no Santuário de São Francisco das Chagas, no Centro Histórico de Paranaguá, foi celebrada a Santa Missa em Ação de Graças pela posse do novo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado. A missa foi presidida pelo Padre André Luís Buchmann de Andrade e contou com a presença de autoridades civis, lideranças empresariais e por militares da Capitania.
Na solenidade, o padre André destacou o serviço realizado pela Marinha do Brasil no litoral e na região Leste do Paraná, que abrange 65 municípios e desejou votos de sucesso ao Comandante Rogerio Machado, que assumiu o cargo de Capitão dos Portos em 17 de janeiro. “A Ação de Graças é um momento de agradecimento a Deus e não há melhor momento do que na Santa Missa para isto. Jesus é o comandante desta nau. Coloquemos Jesus Cristo no centro de nossa fé. A Marinha nos dá exemplos de disciplina e respeito. Que Jesus interceda pelo Capitão dos Portos e por todos aqueles que estão sob seus cuidados”, destacou.


PROCISSÃO MARÍTIMA


A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) apoiou, no último dia 3 de fevereiro, a realização da tradicional Procissão Marítima em honra à Nossa Senhora dos Navegantes. A festividade ocorre anualmente, sendo a segunda maior procissão marítima da cidade de Paranaguá. 

Bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron, abençoou embarcações a bordo da Lancha Albacora durante a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes


A imagem saiu da Ilha dos Valadares e percorreu o Rio Itiberê até o Canal da Galheta, sendo acompanhada pelos devotos em diversas embarcações.
Antes do início do evento, foram realizadas inspeções com o objetivo de garantir a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação. Durante a procissão, a Lancha “Albacora”, pertencente à CPPR, conduziu a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, onde estavam presentes autoridades civis e eclesiásticas da região.
Da Assessoria da Capitania

Fotos: Capitania dos Portos do Paraná


Colunistas