Logotipo

Homenagens marcam o Dia do Marinheiro em Paranaguá

12 de dezembro de 2018

Estudantes foram premiados em concurso de redação

Compartilhe

Na manhã de quarta-feira, 12, aconteceu a solenidade que marcou o Dia do Marinheiro em Paranaguá. Autoridades civis e  militares estiveram presentes na sede da Capitania dos Portos em cerimônia marcada pela emoção.

Após a audição do Hino Nacional, foi lida a mensagem do Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira (comandante da Marinha) e também a mensagem do presidente da República, Michel Temer. Na sequência, foi feita a premiação aos estudantes que conquistaram medalhas no concurso de redação "Operação Cisne Branco".

De acordo com o Capitão dos Portos, Germano Teixeira da Silva, o concurso tem como objetivo despertar nos jovens, pais e professores o interesse por assuntos ligados à Marinha e as tradições navais. “Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima em nosso País”, destacou.

Foram premiados os estudantes do Ensino Médio do Colégio Luso Brasileiro: Ana Carolina Vela (1.º lugar), Ana Carolina Ramos (2.º lugar) e Vanessa Penkal (3.º lugar). Foram premiados os estudantes do Ensino Fundamental da Escola RM: Douglas França (1.º lugar), Isabelly Rosa (2.º lugar) e Maria Clara Lee Viana (3.º lugar). Também foram premiados os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos: Anthonielle Tavares de Lima (1.º lugar), Paulo Gabriel Ribeiro (2.º lugar) e Hadassa Garriso de Almeida (3.º lugar).

Após a entrega das medalhas foi divulgado o nome do vencedor no âmbito regional, compreendendo os Estados de São Paulo e Paraná. Ana Carolina Vela, do Colégio Luso Brasileiro, foi a vencedora e recebeu o troféu “Operação Cisne Branco 2018”.

HOMENAGEM AOS MARINHEIROS

A Capitania dos Portos também concedeu homenagem a militares da corporação como reconhecimento pelos bons serviços prestados nos últimos cinco anos sem sofrer qualquer tipo de punição. Receberam o distintivo de bom comportamento: Felipe Carmo da Silva, Marciliano dos Santos Fernandes, Paulo Marcio de Carvalho Filho e Bryan França Leichsenring Teodoro.

A solenidade também foi marcada pela entrega de medalha de prata ao 1.º sargento José Arnaldo Magalhães Azevedo e medalha de bronze ao 3º sargento Edivaldo Trajano Pontes. A sessão foi encerrada pelas palavras de agradecimento do Capitão dos Portos, Germano Teixeira da Silva. “Reforço as palavras do presidente da República, que o respeito angariado pela Marinha do Brasil transcenda fronteiras. A Marinha é imensa e está presente em toda costa brasileira e a responsabilidade de cada um é grande. Agradeço a presença das escolas, pois o talento de cada um desses estudantes fortalece o elo entre a Marinha e a Sociedade Civil. É um orgulho para a escola e para a cidade. Desejo que continuem recebendo esses reconhecimentos ao longo da vida”, finalizou.  

Presenças

Estiveram presentes: Major Luiz, Representando o comandante da artilharia da 5.ª divisão do exército; Major Silva Pereira, representando o comandante da 5.ª RM; o Juiz Federal de Paranaguá, Alexandre Gaute; secretário Municipal de Segurança, João Carlos (representando o prefeito Marcelo Roque); presidente da Câmara de Paranaguá, Marquinhos Roque; presidente da Administração dos Portos, Lourenço Fregonese; Presidente da Conapra, Gustavo Henrique Alves Martins e o presidente da praticagem, Julio Verner Nadolny. 

Fotos

Colunistas