Logotipo

Governador Ratinho Júnior recebe medalha da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil

10 de setembro de 2019

Comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra, Rogerio Antunes Machado, governador Ratinho Júnior, junto a autoridades paranaenses (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Compartilhe

Comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, realizou outorga da honraria ao governador

Na manhã de terça-feira, 10, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior foi condecorado pela Marinha do Brasil com a medalha da Ordem do Mérito Naval do Grau de Grande Oficial. A outorga da honraria foi concedida pelo comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, junto ao capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, com presença do vice-governador, Darci Piana, entre outras autoridades estaduais e militares. A medalha foi concedida através de decreto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

De acordo com a Marinha do Brasil, a medalha da Ordem do Mérito Naval foi criada pelo Decreto Presidencial 24.659/1934 e agracia autoridades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Marinha. O governador Ratinho Júnior agradeceu a presença dos oficiais da Marinha do Brasil para realizar a cerimônia de entrega da medalha. “A Marinha colabora muito com o litoral, não só na defesa da nossa costa, como na parte técnica, os Portos do Paraná dependem muito deste bom relacionamento com a Marinha devido às questões de segurança que uma área portuária necessita”, completou.

“Receber esta medalha é um motivo de muita alegria, por ser a maior honraria da Marinha Brasileira. Eu como cidadão fico feliz e também como governador e representante do povo do Paraná”, afirma o governador Ratinho Júnior

“Receber esta medalha é um motivo de muita alegria, por ser a maior honraria da Marinha Brasileira. Eu como cidadão fico feliz e também como governador e representante do povo do Paraná”, afirma Ratinho Júnior, destacando que a honraria demonstra a importância do Paraná para o Brasil. “Fico feliz e agradecido ao almirante Mello por estar presente na cerimônia junto ao capitão de Mar e Guerra, Rogerio Machado, bem como a toda a equipe da Marinha do Brasil que fica em Paranaguá cuidando da nossa gente e da segurança do nosso Porto”, ressaltou o governador.

MAIOR DISTINÇÃO PARA PERSONALIDADE CIVIL

O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, com jurisdição em São Paulo e no Paraná, salientou o reconhecimento ao Estado, tendo em vista a importância da atividade marítima para a região que tem um dos maiores portos do País. “É uma homenagem pessoal ao governador, mas também ao Estado, já que ele personifica o Estado. Nesse sentido, a Marinha reconhece a relevância do Paraná nos diversos aspectos da atividade marítima. Nós temos aqui hoje o maior porto em termos de transporte de granel vegetal, o segundo maior volume de cargas, temos um desafio muito grande também na área de fronteira”, afirmou Mello.

A imposição foi feita pelo Comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida (Foto: Rodrigo Felix Leal – AEN)

O vice-almirante ainda destacou a ampliação da atuação da Marinha no Paraná. “Temos crescido com a nossa presença, estamos criando novas organizações militares, vamos ter o serviço de sinalização náutica feito pela Capitania dos Portos e, em breve, vamos ter uma organização militar independente só para fazer esse serviço de sinalização, tendo em vista o crescimento da atividade. Comentamos com o governador a sinalização de áreas turísticas, próximas à Ilha do Mel, em tudo isso a gente vê essa interação refletindo na maior prosperidade econômica do Estado e em mais benefícios para a sociedade, que é o que todos nós queremos”, salientou.

O Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), Rogerio Antunes Machado, falou sobre a entrega da medalha. “A Marinha se sente muito honrada em poder prestar essa homenagem ao povo paranaense na pessoa do governador do Estado. O litoral do Paraná, onde está a Capitania dos Portos, tem uma atividade intensa não só na parte de esporte e recreio como também em relação às atividades marítimas, aos portos, navios e segurança da navegação. Isso é coroar todo esforço não só da Marinha, mas do Estado em prover toda essa segurança para a navegação no litoral do Paraná”, declarou Machado.

“A Marinha se sente muito honrada em poder prestar essa homenagem ao povo paranaense na pessoa do governador do Estado”, enfatizou o Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), Rogerio Antunes Machado

AUTORIDADES PRESENTES

Estiveram presentes à cerimônia o deputado estadual Tião Medeiros; o diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva; o vice-presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha de Curitiba, José Lúcio Glomb, entre outras autoridades e lideranças.

A Ordem do Mérito Naval foi criada pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934

A medalha foi concedida através de decreto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro

Cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu


Colunistas