Logotipo

Entrega de medalhas marca o Dia Nacional do Amigo da Marinha

06 de novembro de 2019

Capitania dos Portos do Paraná reconheceu o trabalho de representantes da sociedade civil

Compartilhe

Na quarta-feira, 6, cinco representantes da sociedade civil foram homenageados com a medalha Amigo da Marinha. A cerimônia foi realizada na Capitania dos Portos do Estado do Paraná, em alusão ao Dia Nacional do Amigo da Marinha.

A data é comemorada em 6 de novembro, aniversário de nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR), em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.

“É sempre bom homenagear aqueles que nos ajudam a cumprir a nossa missão”, destacou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Rogerio Machado

Entre os homenageados neste ano está o coordenador ambiental da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), Gabriel Perdonsini Vieira; o delegado chefe da Alfândega do Porto de Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz; o diretor-presidente da Empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva; a secretária municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Vandecy Dutra; e o diretor da Lunamar Transportes Marítimos, Wanderley Correa de Moura.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Rogerio Machado, contou que, em 1979, por iniciativa do então ministro da Marinha, Almirante Maximiliano, foi criado o Dia Nacional do Amigo da Marinha. “É uma homenagem a todos da sociedade que têm afinidade com a Marinha. Este ano faz 40 anos da criação da Soamar”, afirmou o capitão.

A escolha dos representantes da sociedade civil é feita com base em pessoas que se destacam e colaboraram com as ações da Marinha. “Ninguém trabalha sozinho, estamos prontos para atuar sempre que a nação precisar, por isso é sempre bom também homenagear aqueles que nos ajudam a cumprir a nossa missão”, concluiu o capitão Rogerio Machado.

Presidente da Soamar Paraná, Geert Jan Prange, explicou como é feita a condecoração

O presidente da Soamar Paraná, Geert Jan Prange, afirmou que a medalha visa a premiar pessoas ou entidades que tenham contribuído com algo relacionado à Marinha.

“Não se trata de uma promissória que será cobrada no futuro. Quem recebeu a medalha mereceu pelo que já fez. A Soamar Paraná data de 1974, sendo a 4.ª mais antiga do Brasil. A gente tenta manter esse grupo de pessoas condecoradas unidas, revendo as atividades que já foram realizadas e pensando naquilo que podemos ajudar”, disse Prange.

CONDECORADOS

O diretor da Lunamar Transportes Marítimos, Wanderley Correa de Moura; e o coordenador ambiental da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), Gabriel Perdonsini Vieira; foram alguns dos homenageados

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, um dos homenageados com a medalha Amigo da Marinha, ressaltou a importância da atuação em conjunto. “É muita satisfação ser agraciado nesse dia tão importante para a Marinha. A parceria é plena, o porto sem a Marinha não é nada, é o conjunto que forma esse belo trabalho que nós desenvolvemos em colaboração proativa para que a segurança na navegação seja sempre atendida e também que nossas operações tenham essa eficiência”, comentou Luiz Fernando.

O delegado chefe da Alfândega do Porto de Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz; e o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva; também receberam a medalha

Ele ainda destacou que a aproximação com a Marinha tem gerado bons resultados. “O diálogo aberto e direto facilita todas as frentes, muitas ações no porto são complementadas pela Marinha e vice-versa. A partir do momento que temos uma aproximação é mais fácil ter um planejamento para que no final o usuário ganhe”, frisou.

“É emocionante para um professor receber essa medalha”, ressaltou a secretária municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Vandecy Dutra

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, afirmou ser um orgulho para um professor receber tal condecoração. “Mais orgulho ainda em saber que a gente passa por um crivo, da seleção desse prêmio. Temos uma boa parceria com a Marinha, projetos em conjunto, é emocionante para um professor receber essa medalha”, ressaltou Vandecy.

Fotos

 


Colunistas