Logotipo

Dom Edmar recebe a medalha Amigo da Marinha e N. S. do Rocio é homenageada pela Capitania

14 de novembro de 2019

O Capitão dos Portos do Paraná, CMG Rogerio Machado, junto com o bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron, no Santuário de Nossa Senhora do Rocio

Compartilhe

O bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron, recebeu a medalha de  Amigo da Marinha no último dia 10 após a 16.ª edição da Procissão Marítima em honra à Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná. A homenagem foi entregue pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, ao final da Santa Missa e logo após a entrada do andor com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. Na oportunidade, o Capitão dos Portos prestou uma reverência à Padroeira do Estado ao colocar no manto da imagem um broche da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR).

O título de Amigo da Marinha é concedido a instituições, personalidades civis ou militares que destacaram-se na divulgação da mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha do Brasil e na divulgação da importância do mar para o País. A entrega desta honraria ao Bispo de Paranaguá evidencia a parceria institucional para a realização de um dos principais eventos náuticos do Paraná: a Procissão Marítima em honra a Nossa Senhora do Rocio. A imagem da santa foi conduzida por uma lancha da CPPR navegando pelo Rio Itiberê, passando em frente ao Porto de Paranaguá, até o Santuário do Rocio. Neste ano, cerca de 25 embarcações participaram e aproximadamente 800 pessoas estiveram presentes durante a procissão.

GEMIM FORMA A PRIMEIRA TURMA DO CTMAR-SÊNIOR NO PARANÁ

A CPPR apoiou a formação dos primeiros 19 alunos da turma pioneira do Curso Técnico do Mar para Escoteiro Sênior (CTMar-Sênior) no Estado promovida pelo Grupo Escoteiro do Mar Ilha do Mel (Gemim - 85.º PR), de Paranaguá no litoral paranaense. A formação de 17 horas do curso, realizado em julho, é equivalente à habilitação de Veleiro-Amador e só é permitida para escoteiros com tempo de atividade de 15 a 18 anos no Movimento Escoteiro.

No dia 9, aconteceu a cerimônia de entrega das carteiras de habilitações. Na oportunidade, o Gemim prestou uma homenagem ao Capitão dos Portos com a entrega do Diploma de Mérito Regional entregue pelo presidente da Região dos Escoteiros do Paraná, Irineu Muniz de Resende Neto.

Da Assessoria da Capitania

Fotografia: Capitania dos Portos do Paraná

 


Colunistas