conecte-se conosco

Marinha do Brasil

CPPR participa de workshop para qualificar instrutores de Escolas Náuticas da região Sul

O Capitão dos Portos do Paraná, CMG Germano Teixeira da Silva, ressaltou a importância da qualificação dos instrutores para a segurança da navegação (Foto: CPPR)

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) representou a Marinha do Brasil nos dias 8 e 9 de outubro no II Workshop de Capacitação de Instrutores de Navegação, promovido pela Associação Brasileira das Escolas Náuticas (ABENAU). O encontro, que aconteceu no Hotel Roochelle, em Curitiba, teve como objetivo qualificar os instrutores de escolas náuticas dos três Estados da região Sul do País: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Instrutores de quatro escolas náuticas da região Leste do Paraná, área de jurisdição da CPPR, participaram do evento.

Foram ministradas palestras de atualização do conhecimento com foco na capacitação, a fim de garantir mais qualidade às aulas voltadas aos candidatos a condutores para navegação amadora para as categorias de arrais amador e motonauta. O cronograma de treinamento contou com aulas teóricas e práticas nas áreas de comunicações, primeiros socorros, balizamento, tipos de embarcações, marinharia, manobras de navegação, combate a incêndio e sobrevivência no mar.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, ressaltou na abertura do II Workshop de Capacitação de Instrutores de Navegação a importância da ação da ABENAU em qualificar os instrutores para manter a padronização e a segurança da navegação, segundo as normas da Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão normativo da Marinha do Brasil. “A atualização de conhecimento dos instrutores garante que as escolas náuticas transmitam de forma padronizada o conhecimento aos futuros navegadores de esporte e recreio. Este tipo de ação colabora para a prestação de serviço da Marinha do Brasil voltada para a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica”, afirmou o Capitão dos Portos.

As escolas náuticas, credenciadas junto à Marinha do Brasil, têm como função principal, a formação náutica de cidadãos que são candidatos a receber a autorização para navegação amadora. A prova para obter documentos de Arrais Amador, Motonáutica e Mestre Amador é aplicada pela Marinha após o curso de preparação das escolas náuticas.

 

Da Assessoria da Capitania dos Portos do Paraná.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress