Logotipo

Comando do 8.º Distrito Naval e Capitania dos Portos do Paraná participam dos 371 anos de Paranaguá

02 de agosto de 2019

Banda de Música do Com8DN abriu o Desfile Cívico-Militar no dia 29 de julho, na Rua Júlia da Costa.

Compartilhe

O Comando do 8.º Distrito Naval (Com8DN) e Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) integraram a programação da Prefeitura de Paranaguá para a comemoração dos 371 anos do município. A Banda de Música do Com8DN realizou apresentações artísticas no dia 27 de julho com um show na Praça de Eventos Prefeito Mário Roque. No dia 28, a apresentação aconteceu na Praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares. E no dia 29, data do aniversário de Paranaguá, a Banda de Música abriu o Desfile Cívico-Militar realizado na Rua Júlia da Costa, Centro Histórico, seguido por uma representação da tripulação da CPPR.

O repertório dos shows públicos é eclético com músicas populares nacionais e internacionais. Para o desfile, a Banda de Música apresenta dobrados e canções militares. O grupo é formado por 22 fuzileiros navais músicos, tendo como mestre o 1.º Sargento Marcelo Pereira Estephanin.

A Banda de Música executou ainda o Hino de Paranaguá na solenidade de abertura das comemorações do aniversário da cidade. O Mestre entregou ao Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Machado, a partitura escrita do hino do município após uma pesquisa histórica. O hino municipal foi instituído por uma lei de 1910 e as cópias disponíveis da partitura estavam com pouca legibilidade.

Navio Patrulha Guaporé ficará aberto para visitação em homenagem ao aniversário de Paranaguá

A visitação pública ao NPa Guaporé (P-45) inicia às 14h e encerra às 17h

No domingo, 4, o Navio Patrulha Guaporé (P-45) visita a cidade de Paranaguá-PR e estará aberto para visitação pública no Porto de Paranaguá. A presença do navio da Marinha do Brasil no litoral paranaense acontece para realizar serviço de Inspeção Naval e em comemoração ao aniversário de 371 anos, celebrado no dia 29 de julho.

A visitação pública ao navio inicia a partir das 14h, encerrando às 17h. Os interessados devem portar um documento de identificação original com foto (RG ou CNH – não serão aceitos documentos de entidades de classe ou similares). O cadastro para identificação e acesso ao cais será realizado no Palácio Dom Pedro II no Porto de Paranaguá, localizado na Avenida Portuária, esquina com a Avenida Coronel José Lobo, em Paranaguá.

Crianças só terão o acesso liberado ao cais acompanhados dos pais ou responsáveis. O embarque no navio será realizado por ordem de chegada, respeitadas as prioridades definidas em lei. Por questões de segurança, não é recomendado o uso de bolsas e vestimentas tais como saias, vestidos e salto alto. Aconselha-se o uso de sapatos ou tênis. Não será permitida a entrada com animais de estimação e pessoas em trajes de banho. A entrada é gratuita.

Fotos: Marinha do Brasil

Da Assessoria da Capitania

 


Colunistas