Logotipo

Capitania está com inscrições abertas para o Curso de Segurança de Embarcações de Passageiros

10 de maio de 2019

Todas as informações sobre as inscrições e os documentos necessários para o curso estão no edital publicado no site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr (Foto: Capitania dos Portos do Paraná)

Compartilhe

Curso é gratuito e candidatos devem preencher a Ficha de Inscrição no Grupo de Atendimento ao Público

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) está com as inscrições abertas até o dia 16 de maio para o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP-Turma 3/2019), que habilita os aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, utilizadas na navegação interior e de apoio portuário. O curso é gratuito e os candidatos devem preencher a Ficha de Inscrição pessoalmente no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da Capitania dos Portos do Paraná com custo de R$ 8. A previsão é que as aulas aconteçam de 3 a 7 de junho na sede da CPPR, no Centro Histórico de Paranaguá.

Após o curso, o aquaviário fica habilitado para conduzir as embarcações de transporte de passageiros com arqueação bruta de até 100 m³ na navegação interior. Podem ser candidatos a este curso aquaviários com pelo menos um ano de embarque do 1.º Grupo (Marítimos): Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) nível 1; Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) nível 1; Moço de Convés (MOC) nível 3; e Moço de Máquinas (MOM) nível 3; 2.º Grupo (Fluviários): Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MFC) nível 1; Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA nível 1); Marinheiro Fluvial de Convés (MFC) nível 1; Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) nível 3; e Contramestre Fluvial (CMF) nível 4; e 3.º Grupo (Pescadores): Pescador Profissional (POP) nível 2; Pescador Profissional Especializado (PEP) nível 3 e Motorista de Pesca (MOP) nível 2.

As trinta vagas disponibilizadas serão preenchidas obedecendo à prioridade dos candidatos com mais tempo de embarque na carreira, até o 1.º dia de inscrição. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com mais idade. Entre as disciplinas estão: Segurança da Navegação em Pequenas Embarcações de Passageiros e Procedimentos de Segurança.

Todos os detalhes, informações sobre as inscrições e os documentos necessários para o curso estão no edital publicado no site da Capitania dos Portos do Paraná: www.marinha.mil.br/cppr. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pessoalmente no GAP da CPPR na Rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá, de segunda à quinta-feira, de 8h30 às 11h30, ou pelo telefone (41) 3721-1510.

Da Assessoria da Capitania

Colunistas