conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos realiza cerimônia de passagem de comando

Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado assume no lugar do capitão Germano Teixeira da Silva

Publicado

em

O Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado assumiu o cargo de Capitão dos Portos do Estado do Paraná (CPPR), em cerimônia realizada na manhã de quinta-feira, 17, nas dependências da Marinha, em Paranaguá. O capitão Rogério substitui o capitão Germano Teixeira da Silva, que esteve à frente da Capitania dos Portos desde janeiro de 2017.

A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo comandante do 8.º Distrito Naval, o vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida. O evento reuniu também o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Elias Roque, autoridades militares, empresários, representantes da comunidade marítima, portuária e demais convidados.

O comandante do 8.º Distrito Naval, o vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, anunciou a Criação do Núcleo de Sinalização Náutica

O vice-almirante Claudio Henrique Mello afirmou que o trabalho iniciado pelo capitão Germano deve ser mantido com o comandante Rogério Machado para garantir a segurança dos portos. “Nós temos a consciência da importância do porto e desta região. O 8.º Distrito Naval é responsável pelos Estados de São Paulo e Paraná, se nós juntarmos esses portos são quase 40% do PIB brasileiro, por isso sabemos da relevância. Por outro lado, sabemos da importância da segurança tanto ambiental como da navegação para que não tenhamos incidentes. Vamos continuar na tarefa de fiscalização e inspeção”, afirmou o vice-almirante.

Na ocasião, também houve o anúncio de Criação do Núcleo de Sinalização Náutica, com sede na Capitania dos Portos do Paraná e com jurisdição para atuar em toda a área marítima do litoral de São Paulo e Paraná.

“Temos agora a ampliação do serviço de sinalização náutica, que no momento surge como um núcleo dentro da Capitania, mas já é uma tendência de ampliação e talvez possa vir a se tornar no futuro uma nova organização militar, que vai apoiar todos os serviços de sinalização náutica”, explicou o almirante.

 

REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado assumiu a Capitania dos Portos do Paraná na quinta-feira, 17

O Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado começou seu discurso afirmando que o comando é a realização profissional máxima de todo oficial da Marinha. “É uma oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado e experiência acumulados ao longo da carreira, é um desafio permanente, mas extremamente gratificante. Tenho plena consciência das responsabilidades inerentes à direção”, destacou o capitão.

Ele lembrou ainda a relevância do Porto de Paranaguá e salientou que irá continuar com o trabalho que já é realizado na Capitania dos Portos do Paraná.

“Paranaguá tem um dos portos mais importantes do País e, com certeza, essa parceria entre Porto e Marinha e a segurança da navegação é importante para o Estado e País. Vamos manter todo o projeto do meu antecessor, o capitão Germano, e vamos juntos aos órgãos envolvidos aqui da cidade, fazer parceria para que a gente possa cada vez mais crescer”, ressaltou o capitão Rogério.

 

IDENTIDADE COM O PARANÁ

Capitão Germano Teixeira da Silva agradeceu a parceria dos paranaenses

O capitão Germano Teixeira da Silva declarou que deixa o cargo bastante satisfeito com a atuação e com a recepção dos paranaenses.

“Nesse momento, os dois anos que fiquei aqui passam na cabeça, foi uma vivência intensa, com muita responsabilidade, muita dificuldade, mas com a tripulação que eu tive foi recheado de sucesso. Agora, é só desejar boa sorte ao comandante Rogério e que continue dessa forma e que ele seja abraçado pela sociedade paranaense, que foi uma das maiores satisfações que tive, a beleza do povo paranaense, a índole, a alegria, algo que temos muito que aprender com este Estado tão bonito”, disse o capitão Germano.

 

PARCERIA COM O MUNICÍPIO

Presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marcus Elias Roque, e o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, prestigiaram a solenidade de posse

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, também esteve presente na solenidade, deu as boas-vindas ao capitão e salientou a parceria entre os órgãos.

“Agradeço à Capitania dos Portos do Paraná. O capitão Germano se adaptou rapidamente à sociedade parnanguara e fez um excelente trabalho. Tenho a certeza de que o capitão Rogério vai manter esse padrão de união, trabalho e diálogo. Fico satisfeito em participar dessa transição e desejo sucesso ao capitão Germano na sua nova caminhada profissional e também ao capitão Rogério neste trabalho que ele tem por dois anos na Capitania”, finalizou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marcus Elias Roque, salientou a gestão baseada na proximidade com a comunidade do litoral. “É fundamental a presença da Capitania aqui no litoral do Paraná, o capitão Germano fez um ótimo trabalho, trouxe mais a comunidade para dentro da Capitania com cursos, tanto que recebeu o título de cidadão honorário por essa proximidade. E não será diferente com o novo comandante Rogério, que vem a Paranaguá para dar sequência a este trabalho de conversa com a sociedade, sempre orientando antes de qualquer ação”, lembrou.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia da Silva, falou sobre a atuação em conjunto com a Marinha. “Sem dúvidas a expectativa é das melhores, continuar o trabalho firme com a Marinha, que é um dos nomes mais renomados hoje e Paranaguá tem o privilégio de receber o novo comandante”, destacou Luiz Fernando.

[videoyoutube]VqOyHLNtKd4[/videoyoutube]

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress