conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos qualifica 65 moradores em ilhas para promover a segurança da navegação

Capitão dos Portos do Paraná, CMG Rogerio Machado, realizou a entrega dos certificados do Curso ESEP no dia 8 de setembro em Encantadas, na Ilha do Mel.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) promoveu a entrega de certificados de conclusão de cursos nos meses de agosto e setembro para 65 aquaviários moradores em ilhas do litoral paranaense que receberam qualificação para navegação, a fim de promover a segurança das atividades náuticas, a salvaguarda da vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica a partir de embarcações. A qualificação dos aquaviários foi gratuita e realizada por militares da Marinha do Brasil. As aulas dos dois cursos aconteceram em espaços cedidos pelas comunidades insulares no mês de julho.

No dia 7, trinta moradores em Praia de Encantadas, na Ilha do Mel em Paranaguá-PR, receberam o certificado do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP). A localidade é o principal atrativo turístico do litoral paranaense e um dos mais relevantes destinos do Estado do Paraná. O interesse para visitar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, a Gruta de Encantadas e o Farol das Conchas, na Ilha do Mel, gera um grande fluxo de pessoas para realizar a travessia a partir do continente, principalmente nos meses de Verão. Por isso, o preparo dos condutores é um item essencial para a segurança da navegação da região litorânea.

Já na Ilha de Superagui, município de Guaraqueçaba-PR, 35 moradores foram qualificados para a função de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC). Os certificados de conclusão do curso foram entregues pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, após os alunos obterem a proficiência em navegação, manobras de embarcações, comunicações, estabilidade e manuseio de cargas, motores e eletrotécnica. A localidade tem uma forte tradição pesqueira e também é um destino turístico devido a uma área de preservação de cerca de 30 mil hectares com a presença de diversos animais ameaçados de extinção, como o papagaio-da-cara-roxa.

Da Assessoria da Capitania

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

Publicidade










plugins premium WordPress