Logotipo

Capitania dos Portos integra as celebrações da Semana da Pátria em Paranaguá e Curitiba

06 de setembro de 2019

Cerimonial à Bandeira Narrado na CPPR com a presença do prefeito Marcelo Roque, professores e alunos da Escola Municipal Almirante Tamandaré

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) integrou as celebrações da Semana da Pátria nos municípios de Paranaguá e Curitiba, para representar a Marinha do Brasil nas comemorações os 197 anos da Independência do Brasil. Além dos tradicionais desfiles, os militares participaram de atividades cívicas que enaltecem os valores nacionais, como a Bandeira Nacional, com estudantes de escolas públicas e privadas.

A Semana da Pátria iniciou no Paraná em evento realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do governador do Estado Carlos Massa Ratinho Júnior no dia 30 de agosto. A CPPR participou junto com as Forças Armadas e a Liga da Defesa Nacional da cerimônia de acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria, que ficará em frente à sede do Governo até o Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Já no dia 31 de agosto, um pelotão da Capitania abriu o desfile militar na Avenida Frederico Lambertucci, no bairro Fazendinha, em Curitiba. O evento foi organizado pela Administração Regional da Prefeitura de Curitiba e recebeu 10 mil pessoas.

Em Paranaguá, a Capitania dos Portos promoveu no dia 2 de setembro a apresentação do Cerimonial à Bandeira Narrado com a presença do prefeito Marcelo Roque, autoridades municipais e professores e alunos da Escola Municipal Almirante Tamandaré. Na oportunidade, foram explicados os detalhes do cerimonial da Marinha do Brasil à Bandeira Nacional, que é realizado todos os dias nas Organizações Militares. Este mesmo evento foi realizado no dia 5 de setembro para professores e alunos do Colégio Diocesano Leão XIII para ressaltar os valores patrióticos.

Já no dia 7 de setembro, além do Desfile Cívico-Militar em Curitiba, os militares da Capitania participam das comemorações da Semana da Pátria promovidas pela Prefeitura de Paranaguá com a integração do Cerimonial à Bandeira Narrado da Marinha ao protocolo de festividades do município a ser realizado no Palácio São José, a partir das 7h40. “O Dia da Independência é um momento de celebração ímpar para o povo brasileiro. Este é o momento de lembrar daqueles que se esforçaram no passado e destacar as instituições cívicas e militares que valorizam atualmente a soberania, a liberdade e a integração do território brasileiro. A Capitania esforçou-se para integrar as celebrações programadas e dar a contribuição da Marinha do Brasil para valorizar a Semana da Pátria na nossa área de jurisdição”, falou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado.

Da Assessoria da Capitania


Colunistas