Logotipo

Capitania dos Portos forma 17 novos pescadores profissionais

19 de novembro de 2018

Pescadores habilitados, ao lado do Capitão dos Portos, CMG Germano. Foto: Capitania dos Portos

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) formou, no dia 14 de novembro, 17 novos pescadores profissionais com a conclusão do Curso de Formação de Aquaviários Pescador Profissional (POP). Os pescadores trabalham nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, além das Ilhas de Superagui, Tibicanga e Ilha do Pinheiro, todas na região litorânea do Paraná. As aulas iniciaram no dia cinco de novembro e foram ministradas na sede da CPPR, no Centro Histórico de Paranaguá. 

Os pescadores estão habilitados para o exercício da profissão em embarcações de pesca em área marítima. As aulas envolvem conhecimentos de navegação, tipos de embarcação, manobras, motores e legislação. Durante a cerimônia de conclusão do Curso POP, os pescadores receberam a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) de Pescador Profissional. 

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, realizou a entrega dos certificados e da CIR aos profissionais. Ele ressaltou o cumprimento da missão da Marinha do Brasil em promover a segurança da navegação ao formar novos pescadores. “Muitas famílias do litoral do Paraná têm a atividade pesqueira como o principal meio de renda. O Curso de Pescador Profissional garante o preparo técnico necessário para a atividade, dando maior segurança para a navegação. Esta é uma das atribuições da Marinha e da CPPR no Paraná, ao dar salvaguarda à vida humana com o maior preparo daqueles que se fazem ao mar”, destacou.
 

Da Assessoria da Capitania
 

Colunistas