conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos faz balanço da Operação Verão

O trabalho dos militares incluiu a realização de palestras educativas

Publicado

em

A “Operação Verão” realizada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), iniciada em dezembro de 2017, completa na próxima segunda-feira, 19, dois meses de atividades. Os resultados são positivos. Para o verão, período em que há grande fluxo de veranistas, foi observado baixo número de acidentes envolvendo embarcações e, também, uma maior disciplina por parte dos condutores.

As ações aconteceram nas baías de Paranaguá, Antonina e Guaratuba, ilhas e outros acessos marítimos do litoral do Estado. Além das atividades realizadas no litoral do Paraná, a Marinha do Brasil fez-se presente também no interior do Estado, atuando na Represa de Capivari na Região de Curitiba, Represa do Vossoroca em Tijucas do Sul, e nos municípios de Ponta Grossa e São Mateus do Sul.

O trabalho dos militares incluiu a realização de palestras educativas com o tema “Recomendações de segurança para a tripulação”. As atividades também compreenderam a inspeção de embarcações quanto ao material de salvatagem e equipamentos de segurança, sinalização, excesso de passageiros, entre outros itens. Embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros, balsas e motos aquáticas foram abordadas também para verificação de documentos e habilitação dos condutores.

Para ampliar a abrangência das inspeções navais, a CPPR utiliza viaturas, lanchas e moto aquática, mantendo ainda, durante toda a Operação, equipes destacadas na Baía de Guaratuba.

Abordagens

Entre 22 de dezembro de 2017 e 14 de fevereiro deste ano, foram registradas 2.407 abordagens. O número de notificações emitidas até o momento é de 97, menor que o registrado na “Operação Verão” anterior, quando 273 notificações foram emitidas. Habilitação do condutor fora do prazo de validade ou documentos da embarcação desatualizados estão entre as principais causas das notificações.

Nessa Operação Verão, 14 embarcações foram apreendidas, contra 19 do ano anterior. Entre os motivos das apreensões, estão: embarcações não inscritas ou conduzidas por pessoas não habilitadas.

A CPPR ressalta que as ações de inspeção naval, apesar de intensificadas no verão, ocorrem durante o ano todo. Qualquer cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração à segurança do tráfego aquaviário deve comunicar o fato à Capitania, que averiguará e adotará as medidas cabíveis. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (41) 3721 1500 ou (41) 3721 1542.

 

Da Assessoria da Capitania

 

Publicidade










plugins premium WordPress