conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná vistoria balsas e evento de pesca na Operação Verão 

Ao todo, 48 barcos estiveram presentes na competição de pesca do Dourado, que teve a presença de uma equipe de Inspeção Naval da CPPR.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou ações de Inspeção Naval nos municípios de Ponta Grossa, São Mateus do Sul, Palmeira e Curitiba, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, intensificando a fiscalização do trafego aquaviário e a conscientização da população durante a realização da Operação Verão 2018/2019. Duas balsas de travessia foram vistoriadas e embarcações participantes do torneio de pesca do Dourado, na Represa do Capivari, foram abordadas durante a ação. As irregularidades encontradas foram comunicadas aos proprietários, que foram notificados para promover a regularização junto à Autoridade Marítima.
As duas balsas vistoriadas são utilizadas em áreas rurais de municípios do interior do Estado para o transporte de cargas e para a mobilidade das comunidades do entorno. Ambas estão situadas no Rio Iguaçu, que corta o Estado de Leste a Oeste. Uma delas liga os municípios de São Mateus do Sul e Lapa, e a outra é utilizada entre os municípios de São João do Triunfo e Lapa.
Já a competição de pesca do Dourado contou com a participação de 48 barcos. A equipe de Inspeção Naval acompanhou o evento para prover a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana. 
Todas as atividades em áreas marítimas, fluviais e em águas abrigadas devem ser comunicadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência à CPPR com a lista de embarcações participantes e o respectivo número de inscrição de cada uma, além de apresentar um plano de evacuação médica de acordo com as Normas da Autoridade Marítima (Normam-03) da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, disse que as sete cidades do litoral do Paraná concentram o maior número de embarcações entre os 65 municípios da área de jurisdição da CPPR. Porém, o trabalho de fiscalização ocorre em toda a região, inclusive nos municípios do interior da Região Leste do Paraná. “As balsas de travessia de rios são comuns na área rural dos municípios paranaenses e recebem atenção da Capitania dos Portos para que possam operar dentro das normas vigentes e, principalmente, ofereçam segurança para os usuários que dependem deste tipo de transporte, seja para a mobilidade de pessoas ou de cargas. E a realização dos eventos de pesca são salutares para a descontra-ção e diversão dos participantes, mas a fiscalização é importante para que momentos deste tipo não se transformem em tristeza. A prevenção de aci-dentes com a salvaguarda da vida humana é nosso objetivo principal”, afirmou.

Da Assessoria da Capitania
Foto: Capitania dos Portos do Paraná

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress