conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná sedia cerimônia de transferência de subordinação de navio

Navio Balizador foi transferido do Comando do 5.º Distrito Naval para o 8.º Distrito e ficará sediado na Capitania dos Portos, em Paranaguá

Publicado

em

Foi realizada pela Marinha do Brasil, na manhã de terça-feira, 13, a cerimônia de transferência de jurisdição do Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas”. O evento aconteceu nas dependências da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e contou com a presença de diversas autoridades navais, civis e convidados, dentre os quais o comandante do 5.º Distrito Naval, o vice-almirante José Renato de Oliveira e o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro.

Evento contou com a presença de autoridades navais, civis e convidados

O ato de transferência foi oficializado pelo comandante da Marinha, o almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, passando a subordinação do navio Balizador do Comando do 5.º Distrito Naval para o Comando do 8.º Distrito Naval. O Navio encontra-se atracado no cais da CPPR, passando a ser o primeiro Navio subordinado ao Comando do 8.º Distrito Naval.

Comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro

O vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro falou sobre o evento. “Esta cerimônia tem a finalidade de regularizar uma situação, pois, a partir de março de 2016, a área do 8.º Distrito Naval foi expandida e incorporou o Estado do Paraná. Junto com esta incorporação, recebemos algumas organizações militares de terra como é o caso da Capitania dos Portos do Paraná, situada em Paranaguá, temos também a capitania fluvial no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, e a delegacia subordinada a esta Capitania em Guaíra. Mas além destas organizações militares de terra, existia um navio que permaneceu subordinado ao comando do 5.º Distrito Naval, ao qual o Paraná estava subordinado. Para ajustarmos esta nova realidade do 8.º Distrito Naval, este meio que fica sediado em Paranaguá foi transferido para este comando”, enfatiza Guerreiro.
Com isto, o litoral do Paraná e São Paulo passam a ter a responsabilidade e comando do 8.º Distrito Naval, preservando e fazendo toda a sinalização náutica desses dois Estados, que abrigam dois dos maiores portos do País, o de Paranaguá e o de Santos.  

Comandante do 5.º Distrito Naval, o vice-almirante José Renato de Oliveira

O comandante do 5.º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, enfatizou a importância do navio para o serviço de balizamento náutico. “Este navio vem prestando relevantes serviços no que se refere à sinalização e para nós foi muito importante neste período que esteve sob nova jurisdição. A Marinha do Brasil resolveu desmembrar o 5.º Distrito Naval, ficando mais equalizada esta distribuição. Essa tarefa aqui passa a ser realizada pelo 8.º Distrito Naval, sob o comando do almirante Guerreiro”, enfatiza Oliveira.

Capitão dos Portos do Paraná, comandante Germano

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, enfatizou ser um momento ímpar. “Hoje é uma data marcante que simboliza esta passagem, através deste longo tempo de serviços prestados, agora passando a ser subordinado ao comando do 8.º Distrito Naval. É um momento ímpar, por ser o primeiro navio de subordinação ao 8.º Distrito Naval. O trabalho dele será o mesmo, o sistema de balizamento, de sinalização náutica, permanece fazendo suas ações, apenas agora subordinado à Capitania dos Portos e ao Comando do 8.º Distrito Naval, que é comandado pelo almirante Guerreiro”, enfatiza Germano.  
O Serviço de Sinalização Náutica tem como missão operar, manter, instalar, desativar e fiscalizar os sinais de auxílio à navegação, fixos e flutuantes, a fim de contribuir para a Segurança da Navegação em sua área de Jurisdição. 

“BALIZAR PARA MELHOR NAVEGAR”

Originalmente, o nosso “Bode Aguerrido”, como é conhecido, foi um Navio de pesca, construído em 1962, na cidade de Vigo, na Espanha, e após ser utilizado pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca em pesquisas pesqueiras, foi doado à MB em outubro de 1979. Em janeiro 1983 foi iniciada sua transformação e, após conclusão dos serviços, foi incorporado em janeiro de 1984, iniciando seus trabalhos para a Marinha do Brasil. 

Navio Balizador foi transferido do Comando do 5.º Distrito Naval para o 8.º Distrito e ficará sediado na Capitania dos Portos, em Paranaguá.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress