Logotipo

Capitania dos Portos do Paraná realiza cerimônia alusiva à Batalha do Riachuelo

05 de junho de 2018

A Batalha do Riachuelo, é sem dúvida a maior e o mais importante conflito da Marinha imperial brasileira durante a Guerra da Tríplice Aliança.

Compartilhe

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 8.º Distrito  Naval, informa que na sexta-feira, 8, será realizada na Capitania dos Portos do Paraná cerimônia alusiva à Batalha Naval do Riachuelo.

A Batalha Naval do Riachuelo completa o seu 153.º aniversário no dia 11 de junho — Data Magna na Marinha. Considerado marco decisivo da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), não é comemorado apenas em razão da conquista bélica, mas sim, para exaltar as qualidades daqueles profissionais que dedicam sua vida ao serviço da pátria na defesa das águas de jurisdição brasileiras.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha do Riachuelo, é sem dúvida a maior e o mais importante conflito da Marinha imperial brasileira durante a Guerra da Tríplice Aliança, também chamada de Guerra do Paraguai.

A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais vias de operações de guerra. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.

O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.

Da Assessoria da Capitania

Colunistas