Logotipo

Capitania dos Portos do Paraná qualifica bombeiros

05 de março de 2018

CPPR ministra Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) formou na última semana uma nova turma do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. O grupo de alunos foi composto por 25 militares do 8.º Grupamento de Bombeiros, que participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Departamento de Ensino Profissional Marítimo da CPPR.

De acordo com o cabo Alex Sandro Pereira Barbosa, o curso enriquece o desempenho técnico do Grupamento e aproxima as Forças Auxiliares das Forças Armadas. “Aprimoramos nossos conhecimentos técnicos, o que será de grande valia no desempenho de nossas funções. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto a Marinha e como funciona o trabalho da Capitania”, declarou Alex.

O curso é voltado a servidores de órgãos públicos, e habilita navegadores para conduzir pequenas embarcações (com até 6 metros de comprimento), empregadas na navegação interior (realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais). 
No total, são 40 horas de atividades teóricas e práticas, com disciplinas como: Legislação, Manobras, Segurança e Sobrevivência Pessoal, Comunicações, Meteorologia, Navegação, entre outras.

Nos últimos anos, policiais federais e civis, militares do Corpo de Bombeiros e funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) também já foram qualificados pelo mesmo curso.

Da Assessoria da Capitania

Colunistas