conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná inicia curso para 46 pescadores profissionais

Após o curso, pescadores estarão habilitados para o exercício da profissão em embarcações de pesca em área marítima.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) iniciou no dia 10 de setembro o Curso de Formação de Aquaviários Pescador Profissional (POP) para 46 pescadores dos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, cidades litorâneas no Estado do Paraná. As aulas são ministradas em um espaço cedido por uma igreja ao lado da Colônia Pescadores Z4 Matinhos e tem previsão de término para o dia 5 de outubro.

Após o curso, os pescadores estarão habilitados para o exercício da profissão em embarcações de pesca em área marítima. Ao todo, oito militares ministram as aulas, que envolvem conhecimentos de navegação, tipos de embarcação, manobras, motores e legislação. Devido ao número de inscritos, foram formadas duas turmas. Uma recebe as aulas no período matutino e conta com 20 alunos, e outra à tarde com 26 pescadores. No final do curso, os 46 inscritos receberão a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) de Pescador Profissional.

A pesca é uma importante fonte de renda para diversas famílias no litoral do Paraná e um relevante fator de desenvolvimento para a economia dos municípios litorâneos. A Secretaria de Agricultura do Paraná aponta que a pesca responde por cerca de 50% de todo o Valor Bruto da Produção Rural dos municípios de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá – sede da CPPR -, segundo dados referentes ao ano de 2017.

Da Assessoria da Capitania

Publicidade










plugins premium WordPress