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Capitania dos Portos do Paraná inicia agendamento eletrônico para o atendimento ao público

29 de abril de 2019

Objetivo da medida é evitar filas e facilitar a recepção das pessoas no Grupo de Atendimento ao público para a entrada de documentos e acesso aos serviços da Marinha.

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O Comando do 8.º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), inicia na quinta-feira, 2, o agendamento eletrônico para o público que busca os serviços da Marinha do Brasil na região Leste e no Litoral do Estado do Paraná.

O objetivo da medida é evitar filas e facilitar a recepção das pessoas no Grupo de Atendimento ao Público (GAP). Será possível marcar um dia e horário no site da Capitania para dar entrada em documentos relacionados ao transporte aquaviário, Ensino Profissional Marítimo (EPM), registro de embarcações, e habilitação para condução de embarcações.

Para agendar o atendimento, o cidadão deve entrar no site da CPPR (www.marinha.mil.br/cppr) e clicar no link “Agendamento Eletrônico de Atendimento”.

O usuário irá então selecionar o serviço que deseja e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para os casos em que é cobrada uma taxa para a execução do serviço. Dois dias após o pagamento da GRU, o cidadão retorna ao site e com o comprovante de pagamento da GRU agenda o atendimento para o dia e horário à disposição no calendário.

Os serviços que são dispensados de pagamento de GRU poderão ser agendados a qualquer momento. E o recebimento de documentos que foram prontificados e cumprimento de exigências não precisam ser agendados.

A partir do início do sistema de agendamento, o GAP não irá mais realizar atendimentos sem um agendamento prévio, de acordo com as normas da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

O objetivo é garantir ao cidadão a rapidez no acesso aos serviços prestados pela Marinha do Brasil. As eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3721-1500 ou pelo e-mail: cppr.faleconosco@marinha.mil.br .

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GAP

O Grupo de Atendimento ao Público (GAP) é o setor especializado da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) para receber as demandas da comunidade marítima de toda a região Leste do Paraná, com uma população estimada em 4,7 milhões de pessoas distribuídas em 65 municípios,

incluindo a cidade de Curitiba, capital política e econômica do Estado. Onze militares trabalham neste setor.

O GAP funciona dentro da CPPR, na Rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá. O atendimento ao público ocorre de segunda à quinta-feira das 8h30 às 11h30, exceto em toda a primeira segunda-feira de cada mês. Nesse dia, a rotina de serviço é dedicada à limpeza e organização interna.

O espaço de funcionamento do GAP foi reformado nos meses de outubro e novembro de 2018 com o objetivo de proporcionar mais conforto aos usuários.

Da Assessoria da Capitania


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