Logotipo

Capitania dos Portos do Paraná celebra 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo

11 de junho de 2019

Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, explicou a importância da Data Magna da Marinha

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná realizou, na terça-feira, 11, a cerimônia militar para celebrar os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no Rio Paraná, nas proximidades da foz do Arroio Riachuelo, em 1865. A Data Magna é comemorada no dia 11 de junho e a ocasião também contou com promoções de militares e entrega de medalhas para aqueles que possuem 20 anos de serviço prestados à Marinha.

A Marinha do Brasil celebra anualmente os feitos heroicos em defesa do País durante a Batalha Naval do Riachuelo, considerada um marco na história militar do Brasil. Estiveram presentes à solenidade, autoridades de Curitiba e do litoral do Paraná. Na cerimônia, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Barbosa Junior, e a mensagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, em alusão à data.

Secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Waldir Leite, prestigiaram o evento

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, ressaltou a importância da data para celebrar as conquistas e a história da Pátria.

“A data de 11 de junho é muito importante para a Marinha e para o Brasil, quando comemoramos a vitória na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida durante a Guerra do Paraguai. A partir desse momento, os paraguaios pararam de receber suprimentos pelo mar e deixaram de ter apoio logístico para continuar a guerra. Foi fundamental para a vitória da tríplice aliança na qual o Brasil participava”, contou o capitão Rogério Machado.

Segundo ele, a data lembra os heróis do passado, mas também celebra os do presente. “Esse momento histórico nos faz refletir sobre a vitória do passado para que a gente continue seguindo os exemplos e os heróis do presente continuem o legado da Batalha Naval do Riachuelo”, salientou.

Militares com 20 anos de serviço receberam medalhas em função do trabalho prestado

O militar Mauro Fabiano Lafuente Pinarelo recebeu a promoção de 2.º para 1.º sargento e a medalha de prata em função de 20 anos de serviço prestados à Marinha. “É uma grande honra! São tantos anos trabalhados. Na nossa profissão, ficamos um pouco longe da família, por isso esse momento é muito feliz pelo trabalho prestado. Infelizmente, minha família não pode estar junto hoje, mas fico muito feliz por essa oportunidade única”, relatou o sargento, que é natural do Estado de Rio Grande do Sul.

AUTORIDADES PRESTIGIARAM O EVENTO

O secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, representou o prefeito Marcelo Roque no evento e destacou a importância de integração desses setores no município.

“Temos a Patrulha Marítima Ambiental, dentro da Guarda Municipal, na qual trabalhamos em sintonia com a Marinha para cuidar da nossa baía e das ilhas. Como foi dito na cerimônia, temos que cuidar das pessoas que estão distantes da cidade, por isso essa integração entre Marinha e Poder Executivo e, principalmente, Guarda Municipal, é de extrema importância porque quem ganha é a sociedade”, disse o secretário.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Waldir Leite, também participou da solenidade em alusão à Data Magna da Marinha. “É sempre importante as forças vivas estarem juntas para tentar construir uma cidade melhor. Nesta data, em que se comemora o 154.º ano da Batalha do Riachuelo, que é símbolo da Marinha, não podíamos deixar de prestigiar e, desta forma, fortalecer os laços de companheirismo, trabalho e amizade com todas as forças da cidade”, afirmou Leite.


Colunistas