conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos cria o Núcleo de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste

Criação do Núcleo de Sinalização Náutica aconteceu no dia 17 em cerimônia presidida pelo vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) criou o Núcleo de Implantação do futuro serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste para atender a área marítima do Comando do 8.º Distrito Naval (Com8DN), que abrange o litoral dos Estados de São Paulo e do Paraná. O novo elemento organizacional da Capitania atende uma determinação do Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil para operar e manter os sinais de auxílio à navegação sob responsabilidade da Marinha do Brasil e de fiscalizar os sinais operados pelas administrações dos portos e terminais em dois Estados de intenso tráfego marítimo, principalmente de navios mercantes e com áreas de exploração de petróleo em alto-mar.

A abrangência do Núcleo de Sinalização Náutica Sul-Sudeste envolve as proximidades de dois dos maiores portos do País: Santos, no Estado de São Paulo; e Paranaguá, no Paraná. A cerimônia de criação deste núcleo e a designação de militares aconteceu no dia 17 de janeiro em cerimônia presidida pelo Comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, que estava em Paranaguá para a Transmissão de Cargo de Capitão dos Portos do Paraná. “A tendência é ampliar este serviço e, talvez no futuro, até transformar-se em uma nova Organização Militar. Este serviço já é feito pela Marinha e, em partes da área marítima, pela Autoridade Portuária com a supervisão da Marinha. A instituição mantém a tarefa de supervisão para garantir a segurança da navegação”, detalhou o vice-almirante Mello.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, afirmou que a designação de militares para a formação do Núcleo de Sinalização Náutica acontece depois de ser indicada a necessidade de criação de um serviço especializado na área do Comando do 8.º Distrito Naval. “A sinalização náutica irá prestar serviço norteado pelas normas vigentes da Autoridade Marítima e a criação do núcleo terá singular utilidade em virtude do aumento do tráfego aquáviário na região litorânea dos Estados de São Paulo e Paraná, além da fiscalização com maior intensidade da operação dos sinais náuticos já estabelecidos”, destacou.

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

Da Assessoria da Capitania

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress