conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos celebra 165 anos de criação em Paranaguá

Cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva

Publicado

em

Uma cerimônia realizada na Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) celebrou na manhã de segunda-feira, 1.º, às 10h, os 165 anos da Organização Militar em Paranaguá. 
Nesta data, no ano de 1853, o Imperador Dom Pedro II assinou o documento de criação da Capitania dos Portos do Paraná para ser instalada em Paranaguá, às margens do atual Rio Itiberê. 

Cerimônia aconteceu na sede da instituição, conduzida pelo capitão dos Portos, Germano Teixeira da Silva

A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, contando com a presença do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; do presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marquinhos Roque; do Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Roberto Luiz Ferreira Miranda; delegado da Receita Federal de Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz, dentre outras autoridades civis, militares e convidados.  
Na Ordem do Dia, Teixeira da Silva falou da evolução da organização militar nestes 165 anos de histórias e conquistas. Na sequência, foi realizada a entrega das medalhas comemorativas, em especial, aos militares e servidores civis que há mais tempo servem na Capitania, tendo sido agraciados: CMG Aureo Silva Rabello, 1.º SG-FN Roberson Ferreira Farias e a servidora civil Rosi Lucia D. Leal.

Durante o evento foi realizada a entrega de medalhas comemorativas alusivas à data

Para marcar o agradecimento da Marinha e do Capitão dos Portos aos militares que contribuíram para construir a história da Capitania no litoral do Paraná foi estendida a entrega da moeda comemorativa para a tripulação, em que juntamente com o Capitão dos Portos, receberam a homenagem o Ajudante, Capitão de Fragata, Marcelo Fontes Dornallas, o Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, Capitão de Corveta José Marcos Kascharowski e o encarregado da Assessoria Jurídica, Capitão de Corveta Alessandro Aramburu. 

O Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva enalteceu a importância da data. “É valorizar todos que já passaram por aqui. Como a instituição é perene, foram 165 anos no mesmo padrão, sempre realizando as mesmas atividades. E desde o tempo que assinavam o papel com a pena, até os dias de hoje com a assinatura digital, passando pelos controles de embarcações que eram nos faróis para fazer a contagem dos navios que passavam, até hoje, totalmente informatizados, onde através de uma tela de computador temos todos os navios que estão entrando e saindo do Paraná”, enfatizou. 
Teixeira da Silva também deixou claro o orgulho sentido em razão da merecida homenagem estendida aos agraciados do dia. “Então manifestamos todo o orgulho da Capitania dos Portos em homenagear todos que já passaram por aqui. Devemos muito a toda a cidade de Paranaguá, a todo o Estado, ao cidadão comum que podemos desta forma também auxiliar em todos os fatos afetos ao mar, tudo o que é da nossa tarefa”, destacou o Capitão dos Portos do Paraná.


Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, prefeito de Paranaguá Marcelo Roque e o presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, durante a cerimônia

Durante a cerimônia, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou os 165 anos de história da instituição. “Paranaguá é a segunda Capitania dos Portos do Brasil, a mais antiga é a do Rio de Janeiro, e o trabalho desenvolvido aqui em nossa cidade é muito importante, em razão disso fiz questão de estar aqui com o Comandante Germano, o qual está fazendo um brilhante trabalho frente à Capitania, para dizer da satisfação do povo parnanguara que acompanha este trabalho e aproveitar para parabenizá-lo pelos 165 anos de história”, destacou, ressaltando que também foi um dos agraciados com a Medalha Comemorativa aos 165 anos da Capitania dos Portos do Paraná.  
O presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marquinhos Roque, falou sobre a importância da data para a cidade de Paranaguá. “O tempo nos diz que são 165 anos de criação da Capitania dos Portos do Paraná na cidade de Paranaguá. É um marco importante, e hoje várias pessoas estão sendo homenageadas, as quais fizeram, colaboraram e participaram para que a instituição esteja no patamar alcançado. É uma honra para nós que o nosso comando esteja sendo um dos melhores do Sul do Brasil, e é importante esta integração do município com a Capitania dos Portos. Meus parabéns ao Capitão Germano, a sua tripulação e a todos aqueles que passaram pela instituição e fizeram um ótimo trabalho”, enfatizou o presidente da Câmara de Paranaguá. 
Ao final do evento, os presentes participaram de um coquetel de confraternização. 

Confira os principais momentos:


 

Publicidade










plugins premium WordPress