conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Balizador ‘Faroleiro Mário Seixas’ tem novo comandante

Legenda: Capitão dos Portos do Paraná, Rogerio Machado (centro), deu posse ao novo Comandante do NBMS, CT Bernardo (esquerda) em substituição CT Dionel.

Publicado

em

O Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas” (NBFMS H-26) tem um novo comandante a partir de sexta-feira, 26, o Capitão-Tenente Bernardo Dias de Souza. A cerimônia de Passagem de Comando foi presidida pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, e aconteceu a bordo do navio, atracado no cais da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), em Paranaguá. O novo comandante substituiu o Capitão-Tenente Rodolfo Dionel de Oliveira Junior.

O Capitão-Tenente Bernardo é graduado em Ciências Navais, com especialização em Eletrônica, na Escola Naval e possuiu cursos de aperfeiçoamento para Oficiais de Superfície em Comunicações e curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários. O militar já exerceu a função de Imediato do Navio-Patrulha "Guanabara" e foi instrutor do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. “Agradeço ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, a confiança em me designar para este cargo. É com extremo entusiasmo que assumo o comando do Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas” com o compromisso de conduzir com segurança o navio e a tripulação para cumprir a missão de realizar os serviços de sinalização náutica e balizamento nos Estados do Paraná e São Paulo, área de jurisdição do Comando do 8.º Distrito Naval”, comentou.

O Capitão-Tenente Dionel vai permanecer em Paranaguá. Ele foi designado para servir na Capitania dos Portos do Paraná. “Nós vamos ganhar muito com a presença de um Oficial com o perfil do Capitão-Tenente Dionel na Capitania. No comando do navio, ele destacou as qualidades de gerenciamento dos recursos disponíveis em prol dos interesses da Marinha e no cumprimento das missões recebidas. Ressalto a preparação e execução das obras previstas no período de docagem rápida a que o navio foi submetido na Base Naval do Rio de Janeiro neste ano de 2019”, falou o Capitão dos Portos do Paraná, Rogerio Antunes Machado.

CARACTERÍSTICAS

O Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas” é subordinado à Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e tem a função de executar serviços de balizamento e sinalização náutica na área marítima do Comando do 8.º Distrito Naval (Com8DN). A atuação abrange o litoral dos Estados de São Paulo e Paraná com intenso fluxo de navios devido à existência de dois dos maiores portos comerciais do Brasil: Santos e Paranaguá.

O “Bode Aguerrido” – apelido do navio – foi incorporado à Marinha do Brasil em janeiro de 1984 e tem deslocamento de 234 toneladas. Possui 35 metros de comprimento e 6,6 metros de boca (largura). Atualmente, o navio possuiu uma tripulação de 23 pessoas, sendo dois Oficiais e 21 Praças.

Da Assessoria da Capitania

Foto: Marinha do Brasil

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress