conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Alunos da educação infantil e fundamental na modalidade especial participam do “Pátria Amada Brasil”

Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, deu as boas-vindas aos alunos da Escola Nydia Moreira Garcez.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) recebeu a visita de cerca de 15 pessoas, entre alunos e professores, da Escola Nydia Moreira Garcez, uma instituição de ensino de Paranaguá voltada para o atendimento de crianças e adolescente com deficiência auditiva. O grupo conheceu as instalações da Marinha no Litoral do Estado do Paraná e ainda participou do projeto “Pátria Amada Brasil”, que busca valorizar os símbolos nacionais e estimular os jovens a serem transmissores de conhecimento e motivar o orgulho com as representações da Pátria. A visita acontece no contexto do Setembro Azul, movimento que busca ressaltar as conquistas e divulgar as lutas da comunidade com deficiência auditiva. 

Os militares da Capitania realizaram o Cerimonial à Bandeira Nacional narrado e explicado com apoio dos professores da escola, que traduziram as informações para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os alunos conheceram em detalhes a atenção dada pela Marinha para o içamento da Bandeira Nacional às 8 horas e para o arriamento do Pavilhão ao pôr do sol todos os dias. Além disto, conheceram materiais típicos do serviço de marinharia utilizados para as rotinas a bordo dos navios e das organizações militares em terra. 

A diretora da escola, Fátima do Rocio de Souza Gonçalves, disse que a visita dos alunos à Capitania ajuda a desenvolver o espírito cívico. “Esta oportunidade é a cidadania na plenitude. Isto faz parte da nossa história e estar aqui é um exercício de cidadania plena”, comentou. O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, afirmou ser um orgulho receber jovens estudantes. “É uma honra para nós, militares, transmitir e divulgar para crianças e adolescentes nossos valores, como a hierarquia e a disciplina, e falar sobre as nossas tradições e costumes como marinheiros”, destacou.
Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a Lancha Balizadora Fomalhaut, utilizada para serviços de Inspeção Naval e Sinalização Náutica, e o Navio Faroleiro Mário Seixas (H26), atracados ao Píer da Capitania dos Portos do Paraná.

Da Assessoria da Capitania

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress