conecte-se conosco

Maçonaria

O primeiro presidente dos Estados Unidos

O primeiro presidente norte-americano também pertenceu a Maçonaria e neste dia 22 comemora-se seu nascimento.

Publicado

em

O primeiro presidente norte-americano também pertenceu a Maçonaria e neste dia 22 comemora-se seu nascimento.

George Washington nasceu no Condado de Westmoreland, em 22 de fevereiro de 1732, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos (1789–1797), comandante ex-chefe do Exército Continental durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Presidiu a convenção que elaborou a Constituição, a qual veio substituir os Artigos da Confederação e estabelecer a posição de presidente.

Seu papel na revolução e na subsequente independência e formação dos Estados Unidos foi significativo e é visto pelos americanos como o "Pai da Pátria". A participação efetiva de George Washington no primeiro e segundo congressos Constituintes da Filadélfia não é algo estranho. A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. Escravos, mulheres e pobres não são os líderes desse movimento, a independência norte-americana é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. Washington é o pai dessa pátria, uma parte da nação que, em 1776, identificou-se com a noção de toda a pátria, com os princípios maçônicos seguidos pelo então presidente, foi crucial no início dessa república.

Washington foi eleito presidente unanimemente pelos eleitores em 1788 e prestou serviço durante duas legislaturas. Supervisionou a criação de um governo forte e rico que manteve a neutralidade face às guerras na Europa, fez cessar as revoltas e obteve a aceitação entre todos os americanos. O seu estilo de liderança estabeleceu várias características de governança que, desde então, têm sido adotadas, como a utilização de um sistema de gabinete e de um discurso inaugural. A forma pacífica de transição da sua presidência para a de John Adams estabeleceu também uma tradição que se manteve até ao século XXI. Washington foi celebrado como "Pai da Nação" ainda durante a sua vida

Washington foi iniciado na Maçonaria em 1752 na “Lodge at Fredericksburg, na Virgínia”, onde nos registros da loja constam os seguintes acontecimentos: "04 de Novembro de 1752. Nesta tarde o Sr. George Washington foi iniciado como Aprendiz" recibo de entrada fec, pagamento de £23s. Em 3 de Março do ano seguinte, registra-se: "Sr. George Washington” está registrado como tendo passado a Fellow Craft e, em 4 de agosto, no período da tarde, no mesmo ano de 1753, os registros apontam para sua exaltação como Mestre Maçom.

Os maçons espalhados pelo mundo têm o mesmo direcionamento e mesmo padrão de vida, ou seja, visando sempre a LIBERDADE, IGUALDADE  E  A  FRATERNIDADE, essa tríade é primordial e estabelecida como regra na Sublime Ordem Maçônica, somos homens livres e de bons costumes, aceitamos novos irmãos desde que convidados por irmãos já estabelecidos como mestres. A responsabilidade que temos com a Maçonaria visa convidar somente pessoas com um perfil preestabelecido.

 

Yassin Taha

Deputado Federal GOB

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress