Logotipo

Maçonaria

Por Yassin Taha, deputado federal, Loja Maçônica Perseverança.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E A MAÇONARIA

07 de setembro de 2019

Assim como a Independência dos Estados Unidos da América do Norte, a independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1922 é ensinada nos bancos escolares desde sempre. Apesar de ser um fato de relevância ímpar na história do País, poucos cidadãos sabem do papel essencial da Maçonaria na Independência. Os maçons foram importantes neste fato histórico, pois foi exatamente em uma Loja Maçônica que se criou o movimento pela Independência do Brasil e o conceito de Nação Soberana, através de maçons e brasileiros ilustres na história como Gonçalves Ledo e José Bonifácio, junto a um dos maçons brasileiros mais conhecidos: Dom Pedro I.

Segundo o Grande Oriente do Brasil (GOB), na luta pela Independência do Brasil teve importância única a Loja Maçônica Comércio e Artes, fundada em novembro de 1815 no Rio de Janeiro. "Esta Loja já possui mais de dois séculos de contribuição em prol de nossa Pátria. Entre figuras proeminentes da época, nela se encontravam José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo, que convenceram e obtiveram a concordância de Dom Pedro quanto sua iniciação maçônica, posteriormente assumindo o Grão-Mestrado Geral", informa o GOB. Após sua iniciação, Dom Pedro, que já possuía ampla identidade com a cultura e história brasileiras, foi influenciado por Irmãos Maçons a tornar o Brasil um País e não mais em uma colônia de Portugal. Portanto, foi em uma Loja Maçônica que se planejou e se concretizou a Independência do nosso País, demonstrando a importância da Maçonaria na luta por uma sociedade mais justa e fraterna.

A Maçonaria hoje é bem diferente que no século XVIII, mas permanece com o mesmo ideal por Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A Ordem é um conjunto de pessoas engajadas em trabalhar na Pedra Bruta, polindo-a pelo desenvolvimento da humanidade e da Nação, algo necessário nos momentos atuais no Brasil. Maçons atuam e devem atuar constantemente com suas ideias progressistas e de liberdade nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre com respeito às instituições, ao Estado Democrático de Direito e com a ideia de coexistência entre os mais diferentes povos que formam o Brasil.

 Ainda sobre a importância da Maçonaria para o desenvolvimento do País, é pertinente destacar o papel da Loja Maçônica Perseverança de Paranaguá, que é precursora da Ordem no Paraná e é a instituição privada mais antiga do Estado. Seus Irmãos (membros) fundaram a Santa Casa de Misericórdia, o Clube Republicano, o Abrigo dos Idosos, o Rio Branco Sport Club, a Creche Perseverança, e continuam atuando até hoje pela filantropia local. No contexto histórico, a Loja atuou pela Independência do Brasil, pela Proclamação da República e abolição da escravatura, tendo iniciado no Paraná de forma pioneira a libertação de escravos através da compra da alforria das meninas Lucia e Zelina, em 1870.

 

Yassin Taha

Deputado federal (GOB)

Fotos

Compartilhe